O vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, cumpriram, na terça-feira (18), mais compromissos na Hannover Messe, feira de tecnologia industrial que acontece em Hannover, na Alemanha. No segundo dia do evento, os representantes do Estado conferiram projetos nas áreas de inovação e de sustentabilidade, divulgaram ações do governo e reforçaram o potencial do Rio Grande do Sul nesses segmentos. Ao visitar os pavilhões da feira, Gabriel e Polo também participaram de um circuito guiado com o tema da descarbonização.
Com foco na tecnologia industrial, a edição deste ano, que segue até a próxima sexta-feira (21/4), tem como premissa as melhores práticas nos campos da inovação e da sustentabilidade. Para o vice-governador, essas são as principais demandas globais na atualidade, e o Estado tem grande potencial em ambas. “O Rio Grande do Sul possui um plano estadual para o hidrogênio verde e outros grandes projetos na área de energia limpa. Também somos líderes no ranking da inovação com vocação para ampliar ainda mais essa liderança”, explicou Gabriel, que projeta avanços para a competitividade do Estado a partir de iniciativas nessas áreas.
O apoio do governo aos empreendedores gaúchos foi destacado pelo secretário. Para ele, a presença de representantes da gestão em Hannover é fundamental para impulsionar a indústria e estimular as áreas de inovação e sustentabilidade. “O Rio Grande do Sul, pelas suas condições e características, tem todas as possibilidades de protagonizar o cenário de futuro no país e no mundo, o que permitirá que o crescimento econômico aconteça em todos os segmentos da indústria gaúcha”, afirmou Polo.
Empresa gaúcha em Hannover
O vice-governador e o secretário também visitaram o estande da empresa Novus Automation Brasil, única expositora gaúcha na feira. Participando pela 23ª vez da Hannover Messe, a empresa de Canoas investe em dispositivos eletrônicos de alta performance. O CEO Marcos Dillenburg apresentou a ambos as soluções desenvolvidas no Estado, que são aplicadas em mais de 60 países.
Na quarta-feira (19/4), Gabriel e Polo estarão na cidade de Pirmasens para visitar empresas e prospectar novos negócios para o Rio Grande do Sul. Já na quinta-feira (20/4), irão se reunir com representantes da Frankfurt Airport Services Worldwide – a Fraport, empresa alemã responsável pela operação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.