Na manhã desta segunda-feira (22), o Gabinete de Crise do governo estadual analisou os 30 recursos recebidos das associações e municípios que buscam reverter a bandeira anunciada no sábado (20).
Conforme o governador Eduardo Leite (PSDB) esclareceu na transmissão ao vivo, as oito regiões que apresentaram piora nos indicadores ainda não mudam as bandeiras – Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões (bandeira laranja para vermelha) e Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul (bandeira amarela para laranja). Pela primeira vez, o governo abriu prazo para que as associações de municípios pudessem apresentar recurso.
Hoje à tarde ocorrerá a divulgação das bandeiras definitivas, que serão vigentes a partir de terça-feira (23).
Conforme divulgado no site do Estado, através do Decreto 55.321, a partir da próxima rodada do Distanciamento Controlado, a ser divulgada preliminarmente na sexta-feira (26), as regiões que tiverem melhora nos indicadores e forem classificadas em uma bandeira menos restritiva, essa nova bandeira já terá vigência à 0h de sábado (27). Ou seja, não haverá necessidade de aguardar o Gabinete de Crise para a determinação do mapa semanal definitivo.