A Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós anuncia a abertura de 90 vagas para novos alunos de prática coral e diversos instrumentos musicais. As inscrições para o período letivo de 2022 poderão ser realizadas entre as 12h de 16 de novembro e as 18h de 26 de novembro de 2021. Os candidatos devem ler o edital disponível no site da orquestra e depois preencher o formulário de inscrição. As aulas são inteiramente gratuitas, assim como a inscrição e a matrícula.
A Escola da OSPA é uma oportunidade única para aprender com professores que também são músicos da OSPA. Serão oferecidas aulas nas seguintes modalidades: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico tocado com arco, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, eufônio, percussão e prática de canto em coro de câmara.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter no mínimo 8 anos, possuir o instrumento pertinente à vaga e conhecimento musical prévio, além de estar comprovadamente matriculado no Ensino Regular ou ter concluído o Ensino Médio. Não há limite máximo de idade. A exceção é a prática de canto em coro de Câmara, destinada a candidatos de 8 a 20 anos.
O processo de seleção será realizado de forma presencial, entre 6 e 16 de dezembro de 2021, com audições diante de uma banca constituída por músicos e instrutores do Conservatório Pablo Komlós e da OSPA. Os resultados serão divulgados no site da OSPA até 20 de dezembro de 2021. Já as matrículas ocorrem de 10 a 21 de janeiro de 2022 e as aulas iniciam em 7 de março de 2022.
Esta será a primeira seleção para alunos regulares desde 2019. Por força da pandemia de COVID-19, a Escola da OSPA deixou de abrir vagas para aulas presenciais em 2020 e 2021. Ao invés disso, as atividades seguiram de modo remoto, com aulas e palestras on-line com músicos renomados. O coordenador da Escola da OSPA Diego Grendene de Souza salienta a boa notícia: “Neste ano em que retomamos progressivamente nossas atividades presenciais, é uma grande alegria lançarmos este Edital com 90 vagas para todos os instrumentos nos quais temos aulas e para o nosso Coro. Uma oportunidade para quem quiser estudar com os músicos da orquestra e receber uma formação da mais alta qualidade”.
A Escola da OSPA é sediada no chamado Palacinho, localizado na Avenida Cristóvão Colombo, 300, em Porto Alegre (RS), sendo que as atividades letivas acontecem também na Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1.501).
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos com idades a partir de oito anos. Todos os professores são instrumentistas da OSPA. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, como a OSPA Jovem, regida por Arthur Barbosa, a Banda Sinfônica da Escola da OSPA, regida por Wilthon Matos, e o Coro Jovem, regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da OSPA na Comunidade”, que leva recitais de alunos a lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e projetos que promovem apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS e no Instituto Goethe.
A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.