Ecosul propõe instalar duas novas praças de pedágio na BR-116

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (15), o superintende da Ecosul, Fabiano de Medeiros, apresentou um estudo preliminar da empresa sobre o futuro da concessão da BR-116 na região, com a presença de lideranças políticas e regionais em reunião virtual.

Na oportunidade, apresentou a proposta de instalação de duas novas praças de pedágio no trecho até Porto Alegre, sem locais definidos. A instalação não acontecerá em Camaquã devido à proximidade com Cristal, onde já existe uma praça de arrecadação.

Para viabilizar a proposta, o projeto apresenta uma redução imediata na tarifa cobrada nas praças de pedágio, passando de R$ 12,30 para R$ 7,38, visando o aumento do interesse e movimento econômico dos serviços prestados pelo Porto de Rio Grande.

A contraproposta do Ministério de Infraestrutura, é que a Ecosul passe a responder pelas obras de duplicação da BR-290 entre Pantano Grande e Eldorado do Sul, que estão em fase inicial, que seria realizada entre 2025 e 2028.

Audiência pública

Nesta semana, o deputado federal Afonso Hamm apresentou requerimento na Comissão de Viação e Transportes para realizar audiência pública, a fim de tratar o futuro da concessão das rodovias federais na região. O encontro, em fase de organização , contará com a presença de representantes do Ministério da Infraestrutura, ANTT, DNIT/RS, Ecosul, Superintendência do Porto do Rio Grande, parlamentares federais e estaduais e demais lideranças setoriais e políticas da região.

“É imprescindível um debate público e transparente sobre o futuro deste polo rodoviário, buscando corrigir distorções em contratos que prejudicam há muitos anos quem passa pela BR-116, principalmente os caminhoneiros que transportam cargas para o Porto do Rio Grande”, afirmou Hamm.

Dentre as mudanças do estudo da Ecosul, em comparação com alternativas já existentes, estão as seguintes medidas:

– Redução imediata das tarifas de pedágio

– Conclusão da duplicação da BR-116 (Pelotas – Guaíba)

– Duplicação do Lote 4 (Porto de Rio Grande)

– Conclusão da duplicação da BR-290 (Eldorado do Sul – Pantano Grande)

– Operação e Manutenção imediata do trecho adicional da BR-116

– Incentivo à retomada da economia (crise da pandemia da Covid-19)

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome