Consulta Popular está disponível para votação até amanhã (6)

Votação pode ser realizada presencialmente, via site ou via SMS (Foto: Vitória Leitzke/JTR)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Está disponível para votação a Consulta Popular 2019 para definir qual área receberá investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado em cada região. Desde 1998, ano da lei de instituição, a votação foi acompanhando os avanços tecnológicos e hoje é possível votar via site, mensagem de texto e presencialmente.
Todo ano, o governo do Estado fixa o valor disponível à deliberação da população, o qual será dividido entre as 28 regiões, definido também com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), em audiências públicas regionais, assembleias municipais e fóruns regionais. Este ano o valor submetido é de R$ 20 milhões, cerca de R$ 800 mil para cada região.
A votação vai até esta sexta-feira (6) e os 22 municípios que compõem o Corede Sul, representante da Região Sul, pode escolher uma opção dentre Agroindústria Familiar, Correção de Acidez e Fertilidade do Solo, Programa Permanente de Manejo e Conservação do Solo e Água, Qualificação da Ovinocultura Regional, Marketing e Promoção Regional do Turismo e Sinalização Viária e Turística da Região da Costa Doce.
A população pode votar através consultapopular.rs.gov.br, nos municípios ou por aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e via SMS para o número 30264 com a mensagem: “RSVOTO#Título de Eleitor#nºprograma”.

Confira o que é cada uma das opções:
Agroindústria Familiar: Legalização de 73 agroindústrias familiares de origem animal, origem vegetal e de sucos e bebidas localizadas nos municípios de abrangência do Corede Sul, já em operação.
Correção de Acidez e Fertilidade do Solo: Implementação em todos os municípios do Corede Sul Programa Permanente de Manejo e Conservação do Solo e Água: Correção da Acidez e Fertilidade do Solo.
Qualificação da Ovinocultura Regional: Ampliar e qualificar a oferta regional de Carne e Lã Ovina.
Marketing e Promoção Regional do Turismo: Planejar e executar ações de promoção e consolidação da região como destino turístico; criar campanha conceito para promover e consolidar a região como destino turístico, através da criação de peças gráficas impressas, campanhas para redes sociais, vídeo institucional da Costa Doce, inserções em mídia tradicional (jornais e televisão), material de distribuição, entre outros. Consolidar a região como um destino turístico, através da divulgação de seus potenciais turísticos, a fim de aumentar o fluxo de turistas e, consequentemente, promover o desenvolvimento de emprego e renda.
Sinalização Viária e Turística da Região da Costa Doce: Elaboração de projeto suplementar de sinalização viária turística existente; recuperação da sinalização existente; construção e implantação de novas placas e equipamentos de sinalização, no caminho da Costa Doce.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome