Meio século de vida. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) celebrou em solenidade seus 50 anos na última quinta-feira (8). Foram homenageados 21 docentes e 28 técnico-administrativos da instituição com títulos de Emérito, além de uma ex-funcionária com o título de Mérito Universitário.
A cerimônia contou também com a presença do Coral da instituição, regido pela professora Salatiele da Rosa Gomes, apresentando três canções de encerramento. O coral está em atividade ininterruptamente desde 1973.
Durante seu discurso, o reitor Pedro Hallal reafirmou a importância da universidade para a economia e desenvolvimento regional, além do reconhecimento nacional e mundial. “A universidade tem um passado que nos orgulha muito, um presente que nos orgulha muito e certamente, um futuro que nos orgulhará muito”, celebra.
Estiveram presentes os prefeitos Idemar Barz (PTB) e Mauro Nolasco (PT), representando Pelotas e Capão do Leão, respectivamente, além do vice-reitor da UFPel, Luís Amaral e dos reitores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Dias, e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, e os deputados estaduais Luiz Henrique Viana (PSDB) e Fernando Marroni (PT).
“A UFPel representa muito para Pelotas e região, a comunidade acadêmica impacta na economia e no desenvolvimento. A instituição é parceira da prefeitura, através da saúde, da área educacional. Eu não poderia deixar de vir aqui para prestigiar este momento solene e tão especial que é os 50 anos da UFPel”, destacou o prefeito em exercício, Idemar Barz.
“Estou muito feliz com a data, apesar do momento difícil a gente tem que saber comemorar, celebrar, especialmente pelo nosso passado”, finalizou o reitor Hallal.