Reta final para o Enem exige calma dos participantes

Primeira etapa do exame ocorre neste domingo (5). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No domingo (5), acontecerá à primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Com conteúdos distribuídos em dois domingos, mobiliza estudantes do Brasil inteiro à realização das provas que possibilitam ingresso nas universidades públicas e privadas do país, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. A preparação para esta etapa é fundamental, que devem ser redobradas nesta reta final.

A primeira etapa do exame a ser realizada neste domingo (5) terá duração de 5 horas e 30 minutos e trabalha a área das linguagens, com 40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, além de 45 questões sobre as ciências humanas, incluindo ainda, a redação. A segunda etapa será no dia 12, com provas de Ciências da natureza e Matemática. A consulta da situação e dos locais de prova dos candidatos pode ser feita através do site enem.inep.gov.br.

Como uma força de auxilio influente, em Pelotas, ativo desde 1997 e reconhecido como Projeto de Extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Desafio Pré-Universitário presta a comunidade o compromisso de preparar estudantes de baixa renda e que não possuem condições de acesso a instituições preparatórias privadas, o beneficio de uma educação voltada a disputa de vagas no ingresso ao ensino superior, incentivando a continuidade dos estudos e a mudança pela educação.

Os professores do curso deram algumas dicas para os estudantes nesta reta final. Durante os dias que antecedem o exame, por exemplo, é recomendado efetuar a revisão do conteúdo que já se sabe para que a mente não fique sobrecarregada tentando aprender algo novo, buscar dicas e macetes para ajudar a lembrar de informações, fórmulas e conceitos na hora da prova.

Durante o exame, deixar as questões mais demoradas para o final e evitar refazer questões fáceis para confirmar a resposta. Os professores ressaltam ainda para que os estudantes tenham muita atenção ao lerem os enunciados das questões, mantenham-se hidratados, utilizem roupas confortáveis, consumam comidas leves e na noite anterior, busquem relaxar realizando alguma atividade que lhes traga conforto.

Sobre a redação, a dica é não conspirar sobre qual será o tema, pois irá gerar ansiedade. A professora Gabriela Marra destaca que é fundamental seguir planejamento, escrita, releitura e revisão, além da reescrita.

“Antes de tudo interpretem o tema, façam um rascunho respondendo algumas perguntas como: qual é o problema? O que causa? (duas) Quais consequências e para quem? Qual minha opinião sobre isso? Essas perguntas ajudarão na introdução e na construção dos argumentos”, aconselha. Ela reforça que não se deve escrever em primeira pessoa, nem do plural nem do singular.

A leitura dos textos motivadores e o destaque de palavras consideradas importantes pode ser um bom caminho. “Percebam para qual direção esses textos estão apontando. Sobre o que falam? Atentem-se para não copiar nenhuma frase desses textos”, afirma.

Com isso, a partir das duas causas ou consequências usadas na introdução e fundamentadas nas referências que fundamentam os argumentos, deve-se pensar nos parágrafos de desenvolvimento.

Com o planejamento pronto é só escrever, reler e deixar o texto “descansar” enquanto outras questões são feiras. Na sequência, pode ser feita uma revisão geral e reescrita.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome