Projeto Consciência para Pais auxilia famílias na criação dos filhos

A pedagoga e orientadora educacional Gitânia Vargas é uma das criadoras do projeto (Foto: Anarelli Martinez/JTR)

O projeto Consciência para Pais surgiu quando a pedagoga e orientadora educacional Gitânia Vargas e o programador em neurolinguística Willian Cardoso, criadores do Projeto Formando Pais do Instituto Liberdade, buscaram estender os conhecimentos, na área da programação neurolinguística e educação, para todos os pais da Região Sul.

A atividade do grupo consiste em disponibilizar vídeos educativos para pais, por meio das Secretarias Municipais de Educação associadas ao projeto. A partir disso, os diretores compartilham para os professores que ficam responsáveis pelo contato aos pais.

Os municípios de Morro Redondo, Chuí, Piratini, Arroio Grande, Jaguarão e Pedro Osório aderiram ao projeto, mas Gitânia e Cardoso querem expandir o trabalho na Zona Sul, com objetivo de despertar a consciência da família para a responsabilidade que elas têm na educação do filho(a), pois a escola não substitui a educação da família.

O projeto Treinando Pais compilou 60 temas, presentes no curso completo e, os disponibilizou de forma gratuita, na intenção de alcançar diferentes realidades. De acordo com Gitânia, uma rádio de Canguçu também está veiculando os áudios dos vídeos para ajudar na propagação desse material às famílias.

Segundo a profissional, os vídeos serão compartilhados durante três meses e, com isso, os pais irão ter contato diário com temas e ferramentas que os ajudem a compreender de forma simples como preparar a criança para a vida.

Com a pandemia da Covid- 19, as outras etapas do projeto, como rodas de conversa entre pais e educadores, estão suspensas. No entanto, os vídeos lançam sementes para o despertar dos pais para o compromisso que tem como instituição familiar.

“Boa parte do que vivemos hoje é resultado dos três primeiros anos de vida e, que o caráter se forma até os 8 anos de idade. A adolescência seria a fase de lapidar e ajustar esses ensinamentos e o Projeto Treinando Pais busca compartilhar conhecimentos e ferramentas para que os pais compreendam a mente dos filhos desde a fase intrauterina até os 17 anos”, afirmou uma das criadoras do projeto.

Por fim, ela acredita na união entre família e escola para a transformação de uma realidade.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no telefone (53) 98402-9821.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome