A aluna do curso de pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Daiana Carvalho Borges, está realizando uma pesquisa sobre hábitos físicos e alimentares no Rio Grande do Sul frente a pandemia da Covid-19.
De acordo com ela, a pesquisa é motivada tendo em vista que no Brasil as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade e diabetes mellitus tipo 2, estão aumentando de modo alarmante desde 2016. O Rio Grande do Sul, por exemplo, tem ocupado lugar de destaque negativo neste cenário.
Devido à mudança repentina do cotidiano, é possível gerar diversos problemas, como inatividade, má alimentação e aumento de estresse, como também desencadear consequências fatais para pessoas com doenças metabólicas, enquanto coloca outras em maior risco de desenvolver essas condições.
A pesquisa compreender as adaptações vivenciadas nessa situação única de distanciamento social na Região Sul. “Com essas informações obtidas da população de Pelotas e arredores, esperamos melhorar as estratégias de saúde para cenários futuros semelhantes, por exemplo, observando se as orientações que algumas organizações disponibilizaram sobre exercícios para realizar em casa (ACSM, 2020; WOS, 2020) e sobre dieta saudável (WOS, 2018) ou ainda, se as ações de atendimento online que também foram disponibilizadas por profissionais de educação física da rede pública, desde a atenção terciária à primária, tornaram-se parte da rotina da população, principalmente do grupo de risco”, afirmou.
O questionário pode ser respondido online por pessoas com mais de 18 anos e residentes da Zona Sul.