RS se mobiliza para apresentar linha de investimento ao setor audiovisual

Reunião realizada no Palácio Piratini (Foto: Divulgação)

Em agenda com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e o diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Zeca Brito, apresentaram a demanda da criação de Grupo de Trabalho (GT) para elaborar uma linha de investimento para o setor audiovisual gaúcho. O Grupo de Trabalho (GT) será formado pelas secretarias de Estado da Cultura – da qual o Iecine e o Sistema Pró-cultura fazem parte -; Inovação, Ciência e Tecnologia; Planejamento, Governança e Gestão; e Fazenda.

Diante da paralisação da Ancine e do contingenciamento do Fundo Setorial do Audiovisual Brasileiro, o RS busca apresentar uma alternativa que possa atender à cadeia produtiva do audiovisual e garantir a continuidade da produção local.

Com autorização do governador Leite, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) passa a liderar o grupo de trabalho que apresentará uma proposta de legislação ainda este ano.

O RS chegou a ser o terceiro polo de produção nacional, com conteúdos diversos e plurais, que vão desde a produção de longas-metragens e obras seriadas até a produção de conteúdos digitais e jogos eletrônicos. “A busca de um fundo local, financiado pelo próprio setor, visa atender à cadeia de empregos e geração de renda, garantindo uma safra anual de produção do audiovisual gaúcho”, destaca a secretária Beatriz Araujo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome