Vai viajar nesse feriadão?

Viajar é realmente muito bom, mas quem vai fazer longos trechos dirigindo precisa sempre tomar cuidados a mais, pois a viagem pode ser muito cansativa. Seja um complemento de uma viagem de avião, ou a viagem completa, viajar de carro é muito bom, pois traz liberdade e independência, além da flexibilidade e conforto.

Você pode parar sempre que quiser para fotografar, esticar as pernas e até mesmo para conhecer uma cidade nova. Por isso, hoje separamos algumas dicas que podem ajudar a tornar mais fácil e prazerosa uma viagem longa de carro.

  1. Alimentação

É essencial manter a alimentação saudável, mas nem sempre isso é possível com as lanchonetes da estrada, não é mesmo? O ideal é você levar uma bolsa térmica com algumas porções de lanche, sucos e água, e procurar fazer pausas para comer a cada, pelo menos, três horas. Se você é o motorista, não se esqueça: a viagem pode ser cansativa e tediosa na estrada, deixando o sono tomar conta, então outras dicas para dirigir longas distâncias é tomar café de tempos em tempos.

2. Documentos

Não se esqueça de carregar os seus documentos: a habilitação e os documentos do carro são essenciais. Se você for para outro país, é importante atentar aos documentos necessários para dirigir por lá, além da necessidade da carteira de habilitação internacional. O ideal é sempre ter em mãos dinheiro, pois existem estradas com pedágios e em outros países pode ser necessário também.

3. Saúde

Procure dormir bem sempre antes de pegar a estrada. Uma boa noite de sono pode garantir a sua segurança e de todos os que estão com você. Carregue em uma caixinha os medicamentos básicos de consumo diário ou que podem ser úteis como antialérgicos, analgésicos e antiácidos. Se houver crianças, atente aos remédios e procure o pediatra para saber quais os melhores remédios para carregar.

4. Faça pausas regulares

Seu corpo não é de ferro: você precisa descansar, mesmo que tenha dormido bem na noite anterior. Manter-se preso à mesma atividade durante muito tempo diminui muito a atenção, por isso faça pausas regulares. É importante também fazer alongamentos, pois o corpo parado na mesma posição pode causar distensões e dores musculares.

5. Mantenha o tanque cheio

Quando não conhecemos a estrada, não sabemos quando chegará o próximo posto de gasolina. Por isso, sempre que o tanque chegar na metade, comece a prestar atenção nos postos e abasteça sempre que possível. Isso será muito útil para evitar as paradas no meio do nada devido à falta de combustível – que inclusive, no Brasil, é passível de multa e pontos na carteira.

6. Higiene

Carregue uma bolsa com alguns itens de higiene como papel higiênico, sabonete, álcool gel, entre outros que achar importante. Melhor prevenir do que remediar.

7. Evite confiar totalmente no GPS

A atualização do GPS pode deixar muitos na mão, pois existem estradas mudando de sentido o tempo inteiro. Sempre vale aquele velho conselho: pergunte sempre que estiver perdido.

8. Atenção motorista!

Sempre alguém deve ficar acordado com o motorista, pois assim vão conversando e mantendo-o acordado. Outra opção é levar músicas alegres para evitar o silêncio. Procure começar sua viagem de manhã, quando as estradas ainda não estão cheias, pois viagens noturnas podem causar mais sonolência e menos visibilidade.

9. Cuidados com o veículo

Sempre antes de viajar é preciso fazer check-up, manutenções e verificar toda a documentação. Para evitar gastos e estresse com possíveis trocas de peças, uma excelente alternativa é a locação de veículos, pois já está revisado e com tudo pronto para a viagem.

Fonte: Rentcars

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome