Usar o freio de mão como aliado

Rubilar Barros.

Embora determinados motoristas não utilizem com frequência o freio de mão, ele tem uma importância muito grande e pode ser um aliado em diversas situações, um exemplo são as subidas. Antes que eu seja execrado pelos entusiastas automotivos que irão condenar essa dica, mas eu não poderia deixar de lado este dado, já que é comprovado que traz benefício e longevidade para a embreagem.

Confira como o Freio de Mão pode ser um aliado:
Arrancar com o veículo sem o auxílio do freio de mão exige um esforço redobrado da embreagem. E pisar na embreagem e no acelerador para segurar o carro em subida, pode acarretar em um esforço extra e possivelmente reduzir em até 50% a vida útil do conjunto. Além de tudo, pode queimar o disco da embreagem. Também entra na conta o consumo desnecessário do combustível. Acionar o freio de mão ajuda o motorista a manter o controle na saída do carro, evitando possíveis acidentes.

Um problema que ocorre normalmente em veículos equipados com freio a disco na traseira: depois do uso prolongado do sistema de freio, as pastilhas que ficam em contato com o disco, aquecem e dilatam. Quando esfriam, eles voltam às dimensões normais e, caso o condutor não puxe o freio de mão com força e da maneira correta, a pastilha vai perder a aderência com o disco e por isso alguns carros descem a ladeira. Por essa razão, deve-se puxar com bastante força a alavanca.

Em alguns veículos, o freio de mão fica muito alto. Isso ocorre pois o freio de mão está desregulado. Vale ressaltar, que a altura varia de acordo com o modelo do veículo: alguns carros tem diferenças de até três cliques ao puxar a alavanca.

Para quem procura personalizar o veículo, existe a manopla de freio, que está entre as opções mais utilizadas por apaixonados por carro. A instalação é fácil e pode ser feita em casa. Algumas manoplas possuem o sistema universal de fixação, facilitando à instalação.

Dica ao estacionar
Algumas cidades, na quais o relevo é irregular, com ladeiras íngremes, exigem uma atenção maior dos motoristas no momento de estacionar. Determinados condutores já tiveram experiências desagradáveis pois, quando ao estacionar o carro, se esquecem de puxar o freio de mão ou simplesmente não puxam a alavanca com a devida força.

Quando você estacionar em subida é normal utilizar somente o freio de mão. Porém, além de acionar o freio de mão, é essencial deixar o veículo engatado na primeira marcha e com a direção direcionada para o meio-fio. Essa sim é a garantia que seu carro não descerá ladeira abaixo caso haja alguma falha no sistema de freio. Mas infelizmente esta prática não é obrigatória no Brasil. No entanto, nos Estados Unidos, tal prática é obrigatória, se o motorista não virar as rodas dianteiras para o meio-fio fica passível de multa.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome