Sinalização de trânsito

A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres.
Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos, etc, compõem a sinalização de trânsito. Essas informações regulamentam o trânsito, advertem os usuários das vias, indicam serviços, sentidos e distâncias, sendo classificadas em sinalização vertical, sinalização horizontal, dispositivos de sinalização auxiliar, sinalização semafórica, sinais sonoros e gestos.

O artigo 90, §1 do Código de Trânsito Brasileiro determina que a sinalização de trânsito é responsabilidade do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, e este responde pela falta, insuficiência ou incorreta colocação dos sinais.
A Resolução do Contran nº 160/04 (o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro) regulamenta a Sinalização de Trânsito no Brasil.

Sinalização vertical
A sinalização vertical é formada por placas, fixadas ao lado ou suspensas sobre a pista, que transmitem mensagens de perfil permanente. É classificada em três tipos, de acordo com sua função:

1. Sinalização de Regulamentação
As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. Suas mensagens são imperativas, e o desrespeito constitui infração. A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, nas seguintes cores:
Fundo: Branco
Tarja: Vermelha
Orla: Vermelha
Símbolo: Preto
Letras: Pretas

Informações complementares
Sendo necessário acrescentar informações tais como: período de validade, características e uso do veículo, condições de estacionamento, etc, deve-se anexar uma placa adicional abaixo da sinalização ou incorporar à principal, formando uma só placa. O padrão de cores é o seguinte:
Fundo: Branco
Tarja: Vermelha
Orla Interna: Vermelha
Orla Externa: Branca
Símbolo: Preto
Legendas: Pretas

2. Sinalização de Advertência
As placas de advertência têm por finalidade alertar aos usuários da via as condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.
A forma padrão do sinal de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical, nas seguintes cores:
Fundo: Amarelo
Orla Interna: Preta
Orla Externa: Amarela
Símbolo e/ou Legenda: Pretos

Informações complementares
Sendo necessário acrescentar informações complementares, deve-
se anexar uma placa retangular adicional abaixo da advertência ou incorporar à principal, formando uma só placa. O padrão de cores é o seguinte:
Fundo: Amarelo ou Laranja (em caso de sinalização de Obras)
Legenda: Preta
Tarja: Preta
Orla Interna: Preta
Orla Externa: Amarela

Na próxima edição, continuaremos com as superdicas de sinalização!

Fonte: TransIdeal

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome