Uma pesquisa realizada pelo Departamento do Censo dos EUA revela que o mundo superou neste ano a marca de 8 bilhões de pessoas. Segundo o estudo, no dia 1º de janeiro de 2024, a população mundial chegou a 8.019.876.189 pessoas.
Refletir sobre algo que faz parte do senso comum parece simples – e talvez seja! Ou não?
Cada ser humano que habita este planeta é único. Podemos ter algumas semelhanças físicas, mas jamais a mesma digital. São essas linhas que nascem e permanecem conosco por toda a vida e que metaforicamente definem nossa individualidade.
Entretanto, apesar de sermos únicos, não existimos sem o outro. Precisamos do outro na nossa construção como indivíduos. Precisamos dos pais ao nascer, dos professores ao nos desenvolver, dos amigos, dos familiares, de profissionais e de tantas pessoas que nos cercam.
Somos quem nós somos também porque o outro nos reconhece assim. Construir a individualidade é tão importante quanto compreender que precisamos uns dos outros. Já dizia Tom Jobim na música “Wave”: “é impossível ser feliz sozinho”.
Como jornalista, me valho da individualidade profissional para manifestar a vocês leitores a satisfação de produzir conteúdo para a nossa Coluna Ponto e Vírgula. Este espaço de comunicação que é demandado por leitores e leitoras que desejam ter voz para homenagear, criticar, reivindicar direitos e expressar seus descontentamentos – um espaço de conexão com o outro no qual este compartilha de nossas angústias, preocupações e felicidades, concordando ou não, já que isto diz respeito a nossa individualidade.
Quero agradecer a todos que por meio deste espaço tomaram conhecimento e contribuíram com a Vakinha que arrecadou recursos para a cirurgia da Marinês Lopes e, de uma forma ou de outra, se sensibilizaram com a história da jovem de 26 anos, formada em Direito e Mestranda em Direitos Sociais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que foi diagnosticada com endometriose de útero e endometriose de ovário no mês de abril deste ano. Ela realizou a cirurgia com sucesso, está bem e retornando às atividades diárias. Inclusive, Marinês recebeu, no dia 9 de agosto, suas credenciais da Ordem dos Advogados do Brasil e tornou-se advogada.
SERÁ DADA A LARGADA
O prazo para registros de candidaturas se encerrou na quinta-feira (15) e a campanha inicia-se nesta sexta (16).
Ao que parece, todos os candidatos a prefeito de Pelotas já estão registrados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Já temos seis candidatos, todos homens, cadastrados no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.
No referido site estão os dados pessoais dos candidatos, como data de nascimento, naturalidade, ocupação e declaração de bens, bem como de seus candidatos a vice. Estão disponíveis também as certidões criminais e dados das eleições anteriores de todos os que concorrem aos cargos de prefeito e vice. Existem, ainda, informações sobre as coligações, os planos e propostas de governo e sobre os limites legais financeiros das campanhas em primeiro e em segundo turno.
Como em toda eleição, precisamos estar atentos aos detalhes e conhecer as propostas dos candidatos. É como se fossemos ao médico – desejamos um profissional com experiências e referências. Por que com os políticos não fazemos o mesmo?
As informações são públicas e estão disponíveis no site: divulgacandcontas.tse.jus.br
HOMENAGEM AO PROFESSOR LINO DE JESUS SOARES
Por professor Luiz Salcedo
Sabe o que me encanta?
O que me encanta é ver o professor Lino de Jesus Soares, no alto de seus 96 anos, passeando pelo centro de Pelotas, com seu terno, gravata e chapéu.
Alguém a quem tenho a honra de poder chamar de amigo. Dia desses visitava um sebo e me deparei com um livro de Álgebra Linear. Já possuo mais livros de Álgebra Linear do que terei tempo de ler, mas adquiri aquele. Sabe por quê? Porque havia a assinatura dele na contracapa e eu queria ter o prazer de ter um livro que já pertenceu a ele.
Se ele é a minha referência? É muito mais do que isso, é meu ÍDOLO! Educou milhares de pessoas, exerceu cargos públicos com extrema idoneidade, leu os melhores livros, publicou inúmeros livros e participou de incontáveis congressos de Matemática, ouviu as melhores músicas e é a pessoa mais elegante que conheço.
Um homem de seu tempo que nunca pretendeu ser diferente. Se alguém me perguntasse quem eu gostaria de ser, além de mim, não seria nenhum dos músicos ou dos escritores que gosto. Seria ele!
Considero-o a pessoa viva mais importante e relevante de Pelotas. Não tive a honra de ser seu aluno, mas tenho a honra de reverenciá-lo.