Pneus gastos: como saber a hora de trocar os pneus

Rubilar Barros.

Quando trocar os pneus?
Para identificar se um pneu está gasto e se já está na hora de trocá-lo, muitos fatores estão envolvidos. Isso porque a durabilidade de um pneu está relacionada não apenas ao tempo ou quilometragem de uso. A topografia das estradas e ruas por onde o carro passa também influenciam bastante. Mas você sabe como identificar a hora certa de trocar os pneus sem que eles ofereçam perigo na direção? Continue lendo para descobrir…

Qual o tempo certo para trocar os pneus?
O tempo máximo de utilização de um pneu segundo os fabricantes é de até cinco anos. Após este período, o clima, a pressão, a umidade e até a temperatura podem levar a uma deterioração do seu material. Fique atento a este tempo especialmente no caso de estepes, que aparentemente podem não mostrar desgastes. Contudo, sua estrutura pode estar comprometida.

Com quantos km rodados o pneu deve ser trocado?
Há uma quantidade aproximada de quilometragem que o pneu pode rodar em segurança. Estima-se que os pneus devem aguentar rodar por 40 a 100 mil km. Essa grande extensão deve-se às variáveis do carro, como peso e potência. Além disso, contam os cuidados com o veículo e o tipo de uso que se faz. De qualquer forma, a recomendação para investigar a saúde dos pneus é a cada 10 mil km.

Identifique o desgaste visual do pneu
Você sabia que o próprio pneu já traz um indicador de desgaste? Chamado de TWI, este indicador visual se apresenta como pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Assim, você deve observar a altura da banda de borracha. Quando ela chega mais próxima ao TWI, é sinal de que já está na hora de trocar.

Como medir este sulco?
Não se preocupe se apenas olhando você não consegue identificar a hora da troca do pneu. Sabemos que a espessura mínima que deve existir é de 1,6 mm. E esta medida é a mesma da parte dourada da moeda (nova) de 1 real. Portanto, basta colocar a moeda lá e ver como ela entra.

Veja como avaliar:
Se sobrar espaço, o pneu ainda está bom para uso (desde que não ultrapassados aqueles cinco anos de validade).
Se estiver justa, já está na hora de trocar (agende sua visita a uma borracharia).
Se não entrar, passou da hora (vá correndo comprar um pneu novo para trocar).

Dica:
É importante não deixar que a banda de rolagem chegue a encostar no TWI. Quando isso acontece, a direção e a frenagem já ficam prejudicadas. Sem falar na ilegalidade… Se for parado por uma blitz, seu veículo será considerado inapto a continuar rodando.

Como conservar o pneu por mais tempo?
Para que seus pneus consigam durar mais tempo, é necessário fazer a calibragem semanalmente. Além disso, periodicamente deve ser realizado o balanceamento e o rodízio dos pneus.

Quando fazer o balanceamento?
Sempre que você perceber o volante trepidando ou puxando para um lado, é hora de balancear os seus pneus. Também devem ser balanceados após fazer o rodízio ou quando trocar algum pneu. Fora essas observações, o ideal é não deixar de balancear a cada 10 mil quilômetros rodados.

Quando devo fazer o rodízio de pneus?
Também recomendado a cada 10 mil quilômetros, o rodízio é muito importante para que haja um desgaste por igual nos quatro pneus. Isso ajuda a manter também a estabilidade e o equilíbrio do veículo. Não deixe de usar também os estepes neste rodízio, para que ele participe deste desgaste junto com os outros pneus.

Fonte: abcpneus

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