Pesquisa, Antes tarde do que mais tarde, Taxa do lixo e Aniversário

Sérgio Corrêa, jornalista e radialista.

Em Pelotas, uma pesquisa de intenção de voto, contratada com o ob­jetivo de avaliar candidatura própria ou não de um partido, apresenta três ex-prefeitos ocupando as três primeiras posições. O primeiro com 35% e segundo com 19%. Confesso que gostaria muito de saber se na pesquisa há informações sobre a categoria rejeição.

ANTES TARDE DO QUE MAIS TARDE

Depois de 9 anos e 11 dias do início da obra, que deveria ter sido fina­lizada em 27 de novembro de 2019, totalizando um atraso de 4 anos, 7 meses e 7 dias a Estação de Tratamento de Água São Gonçalo vai ser inaugurada.

A Prefeitura de Pelotas e o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) convidam a todos para acompanhar, nesta sexta-feira (5), às 15h30, a visita técnica com autoridades às instalações da nova unida­de de tratamento e abastecimento de água do município, a Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, localizada na avenida Eliseu Maciel, próximo ao pórtico do Campus Capão do Leão, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O ato de inauguração está marcado para as 17h, na praça Piratinino de Almeida. Junto à caixa d’água (Reservatório R1), de um lado, em frente à Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, de outro, a primeira galeria da cidade.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, além de ampliar a oferta de água tratada, vai garantir o abastecimento, evitando racio­namento em tempos de estiagem na barragem Santa Bárbara como o ocorrido em 2020.

Após o trabalho executado pelas equipes do Sanep no período da en­chente, somado a esse aumento da oferta de água tratada para a popu­lação pelotense, fica evidente a importância do Sanep como empresa pública que não deve ser privatizada.

TAXA DO LIXO

Aprovada na última sessão da Câmara de Vereadores no ano de 2016, a taxa do lixo entrou em vigor dia 1º junho de 2017.

Sete anos após o início da cobrança da taxa do lixo em Pelotas, o Parti­do Democrático Trabalhista (PDT) é protagonista de uma ação judicial questionando a inconstitucionalidade dela.

Segundo Mario Filho, ex-vereador e ex-vice-prefeito, advogado do PDT, há diversas inconstitucionalidades na lei que instituiu a taxa do lixo. En­quanto acontece a discussão do mérito da ação, o pedido de suspensão do pagamento da taxa do lixo em caráter liminar foi aceito pela justiça. Esta determinou a suspensão da cobrança a partir de junho de 2024, a prefeitura recorreu, mas o recurso não foi aceito, então segue vigente a suspenção da cobrança da taxa do lixo a partir de junho.

ANIVERSÁRIO

O Programa Hora Marcada com Sérgio Corrêa, veiculado na Rádio Tu­panci de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, completou 8 anos na quinta-feira (4).

O Hora Marcada se consolidou como o espaço com maior produção de conteúdo jornalístico do rádio em Pelotas e região, espaço que dá voz à população, e esta se manifesta ao vivo diariamente. Oito anos seguindo os preceitos de fazer jornalismo sem sensacionalismo, sem expor as pessoas, muito pelo contrário, ajudando e auxiliando de for­ma discreta e às vezes anônima.

Nosso trabalho de cobertura da enchente foi reconhecido como de grande utilidade pública e a população pelotense elegeu como a co­bertura de maior credibilidade e confiança nas informações.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome