Parabéns; Comunicação

Parabéns

Vereadores de Turuçu deram um exemplo de cautela na utilização do dinheiro público nesse período de pandemia, exemplo para outros municípios. Cumprindo a lei municipal 429/2003, que prevê em seu artigo 1º para o mês de maio, a revisão dos salários de vereadores, prefeita, vice-prefeito, secretários municipais e outros cargos do executivo e legislativo, previsto pelo inciso X do artigo 37 da Constituição Federal. “Os vereadores anteciparam a decisão e não aumentarão seus próprios salários nem o da prefeita, do vice-prefeito e dos cargos que a lei se refere”.

Lembrando que, o Executivo, através da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que também é votada pela Câmara, estabelece metas fiscais e deve apontar os riscos que podem afetar as contas públicas. Sem as informações do executivo feitas através da LDO, nenhum vereador poderá votar aumento de salário, quem diz se tem ou não dinheiro para tais despesas é o Executivo.

Parabéns II

Amanhã (2), a terra da Feovelha, o município de Pinheiro Machado completará 142 anos. Uma história contada por homens e mulheres que fazem do campo, o cenário da vida cotidiana. Outro dia conto mais sobre a história de Pinheiro e Herval, que são pais de Pedras Altas, que recebeu o Castelo e a História de Assis Brasil.

Parabéns III

No domingo (3), a terra das pedreiras, de onde foram extraídas todas as pedras que calçaram as ruas de Pelotas, Capão do Leão, a terra dos times de futebol, do Santa Tecla, do Independente, do Oito de Outubro, do Fluminense, do Canto Grande, do Sete de Setembro, do Central e da Embrapa estará de aniversário, completando 38 anos.

Noutra edição vou falar de Hipólito José da Costa, patrono da Imprensa Brasileira, que residiu no Capão do Leão e de Elberto Madruga, um homem negro eleito vereador pelo distrito para o Legislativo na terra dos senhores das charqueadas.

Comunicação

A informação é imprescindível, sobretudo, nesse momento. A população de uma cidade precisa ter conhecimento de como proceder para resolver suas necessidades básicas durante o isolamento ou distanciamento social.

O rádio, mais uma vez, reafirma sua importância como meio de comunicação local com maior instantaneidade. Ao lado do jornal impresso, os programas de rádio, de forma democrática, diminuem as desigualdades e facilitam a vida das pessoas a partir do momento em que tornam a informação um bem comum de todos.

Vivemos um tempo de guerra. Portanto, a informação sobre o território dessa batalha é vital e estratégico para nossa vitória. Tanto a prevenção quanto o socorro, acontecerão nesse território, isto é, em cada cidade.

Algumas empresas, nesse momento, percorrem a contramão dessa página da história. Ao alimentarem o processo de comunicação de massa em detrimento da comunicação local, preservam vetores de informação globalizada, sobretudo, pelos investimentos em veículos de comunicação com pouquíssimo espaço editorial dedicado a informações de utilidade pública local.

Se o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, para tomar decisões no sentido de abrir a economia e controlar a pandemia, dividiu o estado em regiões, tal estratégia demonstra claramente a importância da informação local.

O programa Hora Marcada, veiculado pela rádio Tupanci nas manhãs de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, através de seu apresentador, Sérgio Corrêa, juntamente com o Jornal Tradição Regional e os empreendedores que mantém sua parceria publicitária com o referido espaço jornalístico radiofônico, reforçam o compromisso com Pelotas e região.

Obrigado aos parceiros publicitários do Programa Hora Marcada: CC Corretora de Seguros, Clinicamp Ressonância Magnética, Distribuidora de Medicamentos São Gabriel, Frimesa, Galeteria Lobão, Life Sleep Confort, Laboratório Maurício Guimarães VIP, Ômega Materiais Elétricos e Parafusos, Servitran Serviços de Despachante e Supermercado Apollo.

O Jornal Tradição Regional, através da coluna Ponto e Vírgula, agradece a todos os parceiros publicitários que acreditam na informação local como ferramenta para o desenvolvimento de cada município, assim como da região.

Nosso reconhecimento a todos os segmentos que preservam sua parceria publicitária com este jornal. São eles os poderes Executivo e Legislativo, bem como o comércio, indústria, serviços, produção rural, educação, saúde, e muitos outros que são responsáveis pelo desenvolvimento humano, social, econômico e produtivo de cada município.
Juntos, venceremos mais esta batalha!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome