Depois de uma semana sobrecarregada de fatos que contribuem para nosso desgaste físico e emocional. Depois de estar com o texto da coluna pronto falando de meio ambiente, da cantora Taylor Swift, da maior temperatura registrada na história do Brasil, do novo Record de temperatura no planeta, recebi uma fotografia de um veículo utilizado por um motorista de aplicativo que é leitor da coluna Ponto e Vírgula solicitando que a imagem fosse publicada.
Atendendo a esse leitor, motorista de aplicativo, aos motoristas de táxi, aos mototaxistas, ao pessoal da logística de entregas das empresas ou autônomos e a maioria dos moradores de bairros e vilas de Pelotas que circulam pela cidade, vamos apresentar, acredito que de forma leve, a construção dos significados da palavra buraco, com visões filosófica, sociológica, sentimental, literária, capitalista e política.
O pensamento de alguns políticos com relação ao eleitor:
“Ele respeitava muito o meu saber que aos seus olhos me envolvia como uma veste consagrada, e eu fazia de modo que os numerosos buracos não fossem muito visíveis”. Hermann Hesse 1877–1962
O pensamento capitalista:
“Não é benéfico ajudar um amigo colocando moedas em seus bolsos quando existem buracos neles”.
Douglas Hurd 1930
O pensamento do motorista e do desempregado em Pelotas:
“Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima”.
Autor Desconhecido
O pensamento que retrata o eleitor pelotense:
“Quando os passos do passado criarem buracos no seu caminho, cuidado, você estará dando voltas”.
Rafael Valladão Rocha
O pensamento político:
“O rato que tem um só buraco não tarda a ser apanhado”.
George Herbert 1593–1633
O pensamento do prefeito, dos secretários de obras ou serviços urbanos:
“O otimista vê a rosquinha, o pessimista vê o buraco”.
Oscar Wilde Escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa 1854–1900
O pensamento do oportunista:
“Tatu que acha buraco cavado é sortudo”.
Luiz Davi
O pensamento do idoso que ainda batalha no emprego:
“Da minha geração, quem ainda não foi para o buraco esta aí também na batalha”. Fernanda Montenegro atriz brasileira de teatro, novelas, televisão e cinema, nascida em 1929.
O pensamento para a eleição do ano que vem:
“Voto nulo é um erro. É o avestruz que enfia a cabeça no buraco durante a tempestade. Quando uma concessionária pública prega isso, presta um desserviço”.
Marco Aurélio de Mello magistrado brasileiro, Ministro do Supremo Tribunal Federal 1946
O sonho dos pelotenses:
“Num prazo de 120 dias não haverá mais buracos”.
Fernando Henrique Cardoso Sociólogo e político brasileiro, ex-presidente do Brasil nascido em 1931, anunciando programa de recuperação das rodovias federais
Fonte: https://citacoes.in/topicos/buraco/
Eis que surge em Pelotas um novo pensamento que expressa a insatisfação de motoristas de aplicativo, de taxi, da população dos bairros que tem de caminhar muito para pegar o transporte coletivo que não faz rota em ruas com buracos, diga-se bairro Vasco Pires e outros, e de todos que utilizam o veículo para trabalhar diuturnamente nas ruas da cidade.
Confesso que me causa tristeza promover o relato da atual situação de Pelotas, cidade onde nasci e vivo. No entanto, como profissional de comunicação, cumpro a missão de intérprete das vozes de cidadãos e cidadãs que desejam expressar seus sentimentos.