Quando falamos da estação mais fria do ano, a melhor dica é um ditado popular: é melhor prevenir do que remediar. A seguir, veremos alguns pontos importantes para ficarmos atentos e evitarmos possíveis problemas:
Cuidado com a bateria
Faça uma vistoria completa na bateria antes do inverno chegar. Com o frio, o óleo do motor fica mais viscoso. A bateria será mais exigida na hora de ligar o carro e todos seus componentes precisam estar em ordem.
Fique atento ao limpador de parabrisa
Borracha mais tempo frio é igual a ressecamento. E uma palheta de limpeza ressecada não ajuda ninguém. Além de fazer barulho e não limpar direito o parabrisa, pode riscar o vidro. Se a recomendação é trocar as palhetas a cada três ou quatro meses, programe-
se para fazer essa troca logo antes do inverno começar. Fora isso, é importante manter o reservatório de água do limpador sempre cheio, pois nessa época do ano seu uso aumenta.
Preste atenção no ar-condicionado
Borracha mais tempo frio é igual a ressecamento. Serve para a palheta, serve para as borrachas de vedação do ar-condicionado. A gente sabe que nessa época o ar-condicionado não é um bom amigo, mas recomenda-se fazer as pazes pelo menos uma vez por semana, coisa rápida. Assim, o gás circula pelos tubos e lubrifica as borrachas.
Não esqueça de checar a vela de ignição
Problema na hora de produzir a faísca elétrica pode acontecer a qualquer momento — principalmente se a vela já rodou mais de 10 mil quilômetros. Mas a probabilidade disso não funcionar no inverno aumenta, quando é mais difícil para o propulsor dar a partida. Com velas novas essas chances são reduzidas e seu inverno é mais tranquilo.
Se olharmos com atenção para as dicas, elas se aplicam o ano inteiro, mas a verdade é que com temperaturas mais baixas as condições se acentuam. Por isso, é preciso se atentar ao cuidado com o carro no inverno. Parafraseando as placas de neblina: sob inverno, redobre a atenção.
Fonte: RMB