O dia 31 de outubro é, sem dúvida alguma, um dia marcante para o Cristianismo. Foi o dia em que Martinho Lutero deu início ao movimento que ganharia o nome de Reforma. Não era a simples reforma de um prédio, de uma construção. Era a reforma de uma igreja que havia se esquecido da salvação pela fé e tomara o rumo da salvação pelas obras.
Esta inversão fez com que muitos cristãos fossem iludidos a respeito da graça de Deus. No texto bíblico de Efésios 2.8-9, o apóstolo Paulo deixa bem claro o que é necessário para a salvação: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la”.
Esta verdade, de que somos salvos pela fé em Jesus Cristo, é altamente consoladora. Afinal de contas, se dependêssemos de nossos próprios esforços, estaríamos condenados, pois, por causa do pecado, somos imperfeitos e não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos. Ainda bem que o caminho para o coração de Deus passa pela fé em Jesus Cristo. Através dele, e unicamente dele, chegamos à salvação eterna. Creia e confie no Salvador!
Pastor Valdir Lopes Junior
Igreja Luterana da Redenção – Pelotas, RS.