Pela primeira vez desde a emancipação de Capão do Leão, os candidatos ao Executivo e ao Legislativo terão suas vozes projetadas com grande alcance, além das fronteiras do município. A rádio Dez FM, com transmissor instalado no município, através do sinal 91.9, chega à boa parte das cidades da região.
Segundo a gerente comercial, Cláudia Ferreira, “desde que a Dez FM entrou no ar, será a primeira vez que a emissora irá veicular o horário eleitoral no município”.
Cláudia, que construiu uma sólida carreira profissional na área comercial atuando em várias empresas de comunicação da Zona Sul, salienta a importância da emissora no processo de comunicação para a escolha de quem comandará o município nos próximos 4 anos, assim como dos legisladores.
Escolha de mestre
Esse colunista perpassa a fronteira da prática jornalística, de produção de notícia, e atreve-se a exaltar a sábia escolha do advogado e professor Fabrício Matiello de não concorrer à Prefeitura de Pelotas pelo MDB.
O partido governou Pelotas nas décadas de 70, 80 e 90. A primeira temporada no Executivo durou 11 anos, entre 1977 e 1988. Ocuparam o cargo de prefeito: Irajá Rodrigues, Pedro Machado Filho, Bernardo de Souza e José Maria de Carvalho.
O MDB foi reconduzido ao Paço Municipal nas eleições de 92, quando Irajá Rodrigues e Michel Hallal cumpriram o último ciclo emedebista em Pelotas, que se encerrou em 31 de dezembro de 1996.
Matiello representava a juventude na eleição de 2008, quando formou a chapa majoritária ao lado de Matteo Chiarelli, e o jingle era: “Matteo é atitude, Matiello é juventude, pra Pelotas melhorar e o que passou não vai passar”. Hoje, Matiello usufrui de maturidade política e conhecimento do processo eleitoral, que permitem tal decisão.
A sigla paga o preço por atitudes dos que dela se apropriaram. Pelo poder ou por interesses pessoais, estes construíram aproximações políticas, ao ponto de ocuparem cargos no governo do PSDB em Pelotas e fazerem campanha para Eduardo Leite, como se o MDB e Sartori não existissem.
Comeu o mingau pelas beiradas
O atual vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz (PTB), comeu o mingau pelas beiradas. Ele sempre esteve lá, enquanto outros disputavam a fotografia ao lado da prefeita, causando uma deflação na candidatura a vice-prefeito, isto é, maior oferta do que procura. Barz não procurava, ele é o vice-prefeito.
Com a certeza do dever cumprido e reproduzindo a relação de amizade e fidelidade construída entre Eduardo Leite e Paula Mascarenhas, Barz está para Paula assim com ela estava para Leite. A permanência da chapa eleita há 4 anos representa a continuidade da parceria política entre Paula e Idemar e PSDB e PTB.
Registro
Até as 23h50 de quarta-feira (23), faltando quatro dias para o início da campanha eleitoral, 20 municípios da Zona Sul haviam registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas 1.100 candidatos a vereadores. De Pelotas, são apenas 68 registros – o que é muito pouco!
Até o referido horário, constavam 45 registros de candidaturas a prefeito, sendo que, das nove candidaturas lançadas em Pelotas, apenas duas estavam registradas. Domingo (27) começa oficialmente a campanha eleitoral de 2020. Até lá muita coisa pode mudar!
Três mortes em 72 horas
Em 72 horas, Piratini registrou três mortes violentas. A primeira foi de uma senhora morta com marcas de violência, a polícia investiga o caso.
Outras duas mortes foram resultados de uma briga entre dois homens, onde um esfaqueou o outro que mesmo ferido desferiu tiros contra o homem armado com faca, os dois não resistiram os ferimentos e faleceram. A polícia trabalha no inquérito.