Mais dicas sobre como usar o câmbio automático

Rubilar Barros.

Continuando a coluna da semana passada, confira mais dicas sobre como usar o câmbio automático.

5. Deixe o câmbio automático quieto

Nada de pousar a mão sobre a manopla do câmbio automático – isso também vale para os automóveis com caixa manual. Também não adianta colocar a alavanca na posição “N” a cada semáforo fechado ou no anda e para do engarrafamento.

Mudar a todo momento a posição da caixa sobrecarrega os componentes da transmissão prematuramente. Só vale colocar o carro automático em ponto morto se a parada for realmente para valer e de mais de dois ou três minutos.

6. “L”? E o que são esses números?

Alguns câmbios automáticos, em especial da Ford e da Nissan, oferecem opções como “L” (“low” – baixa). Outros ainda agregam numerações “3”, “2” e “1”. Essas marchas são boas de usar em declives, pois seguram bem as rotações e funcionam como uma espécie de freio-motor. Desta forma, em descidas de serra, por exemplo, você poupa o freio e evita o superaquecimento das pastilhas.

7. O “S” vai deixar meu carro mais potente?

Geralmente, não. A não ser que seu carro tenha modos de condução que, além de elevar os giros do motor, atuem na direção, câmbio, gerenciamento eletrônico e suspensão. É que normalmente a função “S” (“sport” – ou esportiva) no carro automático passa a impressão de que a performance está esperta, pois estica mais as mudanças de marcha.

8. Trocas sequenciais no câmbio automático

Muita gente – inclusive esse que vos escreve – acha um contra senso ter um carro automático e ficar mudando marcha, seja na alavanca ou nas borboletas do volante, especialmente na cidade. Na estrada e em trechos de serra e muitas curvas, contudo, é inegável que a mudança sequencial é útil para você, de repente, segurar melhor o carro ou mesmo fazer uma ultrapassagem.

Isso porque as caixas com mudanças manuais sequenciais permitem uma interação melhor com o desempenho do veículo. Mas muitos câmbios não são tão obedientes: em muitos modelos, a caixa muda automaticamente a marcha se o sistema perceber que o carro está com uma relação não adequada por muito tempo.

Ou seja, se você reduziu para terceira, o carro está evoluindo e já passou muito tempo, provavelmente o sistema vai entender que já está na hora de passar a quarta e fará a mudança sozinho.

9. E como faço para brincar de play station?

Para acionar essa opção de mudanças sequenciais, em geral, é necessário colocar o câmbio na posição “M” (“manual”) ou deslocar a manopla para o lado. No quadro de instrumentos, deve aparecer imediatamente o número da marcha que está engatada.
A partir daí, você pode reduzir ou aumentar as marchas pela alavanca (para a frente ou para trás) ou nos já citados paddle shifters, as aletas atrás do volantes – preste atenção nas posições dos símbolos de “-” ou “+” para ver como funciona no seu carro. Tem modelos da General Motors e da Ford nos quais essas mudanças são por meio de teclas no pomo da manopla.

10. Kickdown

Uma dica importante de uso das mudanças sequenciais de marcha no câmbio automático é, na hora de retomadas ou de fazer ultrapassagens na estrada, recorrer ao kickdown. Ao pisar fundo no acelerador, a central eletrônica do automóvel entende que o motorista precisa de uma aceleração mais vigorosa.

Assim, evitará aquele delay típico desse câmbio, vai reduzir rapidamente uma ou duas marchas e vai esticar as próximas trocas até o condutor aliviar o pedal.

Fonte: autop

 

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