Leitura obrigatória

Sérgio Corrêa, jornalista e radialista.

Sabe aquele texto que você se identifica na primeira frase e pensa: “este sou eu, ou, foi escrito para mim!”?

Foi exatamente o que aconteceu comigo e logo pensei: “obras primas do pensamento, materializadas em um texto capaz de provocar sentimentos que nos definem material e espiritualmente e ainda questiona o significado de nossa existência, devem ser compartilhadas tantas vezes quantas forem necessárias para mudar o mundo”.

Sendo assim, desejo uma ótima leitura e uma profunda reflexão sobre o nosso dever na construção de um mundo melhor.

Estou na luta!

Por vezes, eu penso que o melhor seria que eu fosse um alienado. Que minhas leituras não fossem além do Pequeno Príncipe ou de um gibi do Pato Donald. Só assim eu não teria razão para entrar na briga por um mundo melhor, onde as pessoas vivessem felizes.

Infelizmente, eu adquiri conhecimentos e, consequentemente, consciência para entender que as coisas são não porque são, mas são porque querem que elas sejam assim. E passei a me atormentar com a pobreza, porque sei a razão dela existir. Porque sei as razões das guerras existirem. Porque sei as razões das pessoas passarem fome. Porque sei as razões das doenças ocorrerem e da falta de atendimento à saúde. Porque sei as razões das pessoas não terem um ensino competente, de qualidade. Porque sei as razões da criminalidade existir e crescer. Porque sei as razões porquê as pessoas se entregam ao consumo de drogas. Porque sei as razões porquê milhares de jovens, geralmente pardos ou negros, são mortos pela repressão oficial. Enfim, quantas coisas eu sei, que poderia não saber, como tanta gente não sabe.

Mas, porque sei é que não posso ficar olhando sem nada fazer. Não posso ficar rezando por uma providência divina que nunca virá. Por isso, dentro das minhas limitações, afinal sou um homem velho, vou seguir na minha luta. Não vou me acovardar. Estou na briga, enquanto existir!

Antônio Ernani Pinto da Silva Filho
Advogado

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome