REQUALIFICAÇÃO
Todo e qualquer município, com o decorrer dos anos necessita de obras de melhorias, requalificações e intervenções para atender a população que cresce, consome, paga impostos e requer políticas públicas contemplativas para todos.
O crescimento populacional gera aumento do número de veículos automotores circulando, de moradias, de vagas nas escolas, de pessoas buscando as unidades básicas de saúde ou hospitais, em fim, torna-se necessário a melhoria das estruturas públicas ou privadas para melhor atender as demandas humanas.
Falando de estrutura pública, mais precisamente de Pelotas, durante esta semana, a prefeitura de Pelotas postou em sua rede social (Instagram), a imagem de uma obra concluída com a seguinte notícia:
“A rua Garibaldi foi requalificada, entre Benjamin e Gomes Carneiro. Foram investidos cerca de 328 mil reais de emenda parlamentar. Pelotas avança! É mais qualidade de vida e mobilidade para todos”!
INTERROGAÇÕES SOBRE A REQUALIFICAÇÃO
A requalificação da Rua Giuseppe Garibaldi entre Benjamin e Gomes Carneiro foi executada antes do carnaval realizado entre 18 e 21 de fevereiro na área portuária de Pelotas que utiliza a Garibaldi como via de acesso, tanto para chegada, quanto para saída do público carnavalesco. A via foi pavimentada e foram colocadas luminárias novas com lâmpadas de Led.
Por que a notícia da requalificação não foi publicada quando a obra foi concluída, no período do carnaval há exatos 60 dias?
INTERROGAÇÕES SOBRE A REQUALIFICAÇÃO II
Algumas interrogações são imprescindíveis e não podemos descartar, até para que a população consiga entender como se dão as decisões sobre onde fazer ou não obras em Pelotas.
A obra da Garibaldi foi executada em razão do carnaval?
Se a resposta for negativa, é preciso saber o que levou a prefeitura a priorizar esta obra, numa região com pouco fluxo, exceto no carnaval, em detrimento de outras com mais urgência?
A prefeitura colocou luminárias de Led e asfaltou três quadras da Rua Garibaldi que já eram pavimentadas e iluminadas, sendo que existem residências somente em uma quadra, nas outras duas estão localizados galpões e prédios abandonados com muros caídos.
A população pergunta: quem define os locais que serão requalificados em Pelotas e quais os critérios que embasam a definição?
INTERROGAÇÕES SOBRE A REQUALIFICAÇÃO III
Quem foi o autor da emenda parlamentar de R$328 mil?
Basta falar em emenda parlamentar e o autor, em sua maioria um deputado, já está nas rádios, nos jornais e se derem espaço até na televisão divulgando que conseguiu a emenda e que a mesma é de sua autoria contemplando recursos para uma obra que vai gerar benefícios para a população. Tudo isso é verdade!
Muitas vezes o Deputado está acompanhado de um vereador que é seu cabo eleitoral no município, pois a emenda tem que render votos para os dois.
O que causa estranheza é que a notícia da prefeitura sobre a requalificação da Garibaldi não cita o autor da emenda parlamentar!