Infrações

Veja, nesta edição, as dez infrações mais frequentes no dia a dia do condutor.

1. Usar o celular enquanto dirige
Atire a primeira pedra aquele que nunca usou o telefone enquanto dirige, nem que fosse apenas para visualizar uma mensagem. Apesar de ser comum, dirigir e usar o celular é uma péssima ideia. Uma vez que a atenção é dividida entre celular e trânsito, o motorista pode se distrair e colocar em risco qualquer simples passeio. Essa é uma das dez infrações mais comuns. Afinal de contas, dirigir e usar o celular ao mesmo tempo, seja falando ou até teclando mensagens, é tão “insignificante” que quase ninguém acredita na possibilidade de risco.

2. Excesso de velocidade
Segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran), 35% de todas as multas aplicadas no Brasil são oriundas das infrações por excesso de velocidade, sobretudo, em velocidade superior à máxima permitida em 20%. Cabe salientar que até 20% acima do permitido, a infração é considerada média; acima de 20%, a infração passa a ser considerada grave; acima de 50%, a infração é gravíssima.
Do mesmo modo, é importante lembrar também que algumas infrações gravíssimas, conhecidas como infrações mandatórias (ou auto suspensivas), por si só já suspendem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator.

3. Estacionar em lugar proibido
Parar em locais proibidos, mesmo que seja por “cinco minutinhos”, é uma infração que pode ser média ou grave. Por exemplo: parar sobre a faixa de pedestres é considerada multa grave.

4. Trafegar pela faixa exclusiva de ônibus
Pressa não justifica infração. “Furar” o engarrafamento pela faixa exclusiva do ônibus é proibido. Como resultado, a infração gera prejuízo ao bolso e pontos na carteira. Invadir faixa ou corredor de ônibus é infração de natureza gravíssima.

5. Ultrapassar o sinal vermelho
A grande maioria dos motoristas vê o sinal amarelo e tem aquela ideia de que “vai dar tempo”. Mas nem sempre dá e o motorista acaba ultrapassando o sinal vermelho. É uma infração gravíssima.

6. Não dar preferência ao pedestre
Não dar preferência ao pedestre também é uma das infrações de trânsito mais comuns. Acontece que geralmente quem está atrás do volante acha que tem preferência no trânsito, principalmente quando está com pressa. Saiba, contudo, que não dar preferência ao pedestre não só está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como é considerado infração gravíssima.

7. Não usar cinto de segurança
Deixar de usar o cinto de segurança é uma infração preocupante, principalmente porque oferece riscos em casos de acidente. Sem dúvidas é uma das dez infrações mais comuns por conta da falta de importância que dão a ela ou até mesmo por mau hábito. Não adianta argumentar que incomoda, que está calor ou que vai sujar a roupa. Dirigir sem cinto de segurança ou deixar que o passageiro não use também é infração grave e pode dar um prejuízo grande à carteira.

8. Ultrapassar pela contramão em linha dupla ou simples contínua
É muito fácil ver motoristas ultrapassando pela contramão mesmo em lugares onde a linha dupla contínua avisa que não há visibilidade – sim, é para isso que elas servem. Nas estradas elas são campeãs de multa. Sempre há motoristas que acham conseguir ultrapassar a tempo. Infelizmente, muitos acidentes fatais acontecem por causa de imprudências.

9. Ultrapassar pelo acostamento
Trafegar pelo acostamento (ou ultrapassar pelo acostamento) é considerado infração gravíssima. A penalidade para a infração gera multa cara e pontos na carteira.

10. Licenciamento vencido
Ter o licenciamento do veículo vencido é infração de natureza gravíssima.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome