Homenagens aos melhores de 2024
Juntas, a Associação Comercial de Pelotas (ACP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) preparam uma grande festa para a noite do dia 5 de setembro, no Clube Brilhante, quando serão entregues os títulos conferidos pelas duas entidades em 2024. Maria Helena Lubke Jeske, fundadora e proprietária da Imperatriz Doces Finos, é o Mérito CDL.
O título de Comerciante do Ano será conferido à Livraria Vanguarda, através dos proprietários Elisabete e Gelson Lovatel. Kopereck Turismo receberá o reconhecimento como Mérito em Serviços. O Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, presidido pela fundadora Maria Eulalie Fernandes, é a Instituição Amiga de Pelotas.
Mérito CDL
30ª edição
Vinda de Santa Silvana, no interior de Pelotas, Maria Helena Lubke Jeske tem motivos para comemorar sua trajetória de sucesso com o reconhecimento feito em 2024 pela CDL. Ex-presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Maria Helena inaugurou no primeiro semestre deste ano as novas instalações de sua fábrica no Capão do Leão, responsável pela produção de 110 mil doces por mês, consumidos em Pelotas e fora da cidade, chegando a outros estados brasileiros. Reconhecida no mercado por seu espírito empreendedor, Maria Helena carrega consigo uma experiência trazida da produção inicial de doces artesanais das frutas da época, até formalizar a empresa em 1997.
Comerciante do Ano
45ª edição
Com 25 anos completados no mês de fevereiro, a Livraria Vanguarda surgiu do potencial literário encontrado na cidade pelo casal Lovatel, vindo de Antônio Prado, e cresceu a partir de dois pilares: organização e inovação.
Hoje, com 60 funcionários, quatro lojas e vendas pelo e-commerce, Elisabete e Gelson realizam parte do projeto de ocupação de área no Parque Una, junto à futura rua coberta.
A logística já está no térreo do prédio, mas para o 12º andar está previsto funcionamento de amplo mix de atrações ainda neste ano. Localizada na rua Gonçalves Chaves, a primeira loja de rua da Vanguarda permitiu sua expansão junto aos clientes.
Mérito em Serviços
26ª edição
Com origem na iniciativa de Franz Otto Kopereck, que transformou um caminhão em um ônibus, iniciando assim na família o transporte de passageiros, a empresa é hoje administrada pela terceira geração.
Foi Harry Nélson Kopereck, filho de Franz Otto, quem comprou o primeiro ônibus, fazendo a linha entre Arroio Moreira e Pelotas, ainda na década de 50. Hoje, seus cinco filhos – Almir, Aldo, Daniel, Flávio e Renato – administram os negócios focados em transportes e turismo.
Com 720 colaboradores e 320 veículos, as cinco empresas da família rodam 950 mil quilômetros no período urbano no mês e 750 mil quilômetros nas rodovias em igual período.
Instituição Amiga de Pelotas
17ª edição
Hoje, o Banco Madre Tereza de Calcutá ocupa amplas instalações na esquina das ruas Major Cícero e Padre Anchieta, dando novo destino àquela que é considerada a casa número um de Pelotas, na Major Cícero, 201.
Fundado no ano de 2003 pela presidente Maria Eulalie Fernandes, o Madre Tereza de Calcutá veio crescendo ao longo dos anos, expandindo sua atuação para além da coleta de alimentos, que foi o seu objetivo inicial.
Hoje, abrange também o Banco de Leite, o Banco de Remédios, o Banco de Empregos, o Banco de Roupas e mais recentemente o Banco Escolar, que arrecada material para a montagem de kits a serem distribuídos nas escolas.
Lorea é o novo delegado da Receita Federal em Pelotas
Empossado como delegado da Receita Federal (RF) em Pelotas, o auditor fiscal Fernando de Lorea, em substituição a Juliano Campeol, na tarde de segunda-feira (26). A solenidade foi transmitida on-line para as diferentes representações da RFB no restante do Estado. Lorea ingressou na RFB em julho de 1995 e, desde setembro de 2021, exercia a função de delegado adjunto.
Presente para a posse, o superintendente da 10ª Região Fiscal da RF no Rio Grande do Sul, Altemir de Melo, anunciou novo modelo de gestão do órgão, com objetivo de otimizar o trabalho, a partir de uma estrutura mais próxima e transparente junto aos cidadãos.
Com o novo modelo, Pelotas passará a ser sede de Centro Nacional de Fiscalização, oferecendo estrutura para a atuação de todas as delegacias da RFB do País. Ficará também com Pelotas a gestão das mercadorias apreendidas, explicou Melo, que veio de Porto Alegre com a superintendente adjunta Maria Angélica Orth.
As mudanças ocorrerão a partir de outubro, trazendo também nova estruturação no Rio Grande do Sul, com seis delegacias e três alfândegas, cada uma com jurisdição específica.
Prazo do Imposto de Renda no último dia
Termina nesta sexta-feira (30), às 23h59, o prazo para entrega sem multa da declaração do Imposto de Renda 2024, com informações do ano-base de 2023, para os contribuintes de municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A orientação dada pela própria Receita Federal do Brasil (RFB) é que o contribuinte entregue a declaração dentro do prazo mesmo que incompleta, fazendo depois uma declaração retificadora, que será recebida a partir das 8h do dia 2 de setembro.
Segundo dados da Delegacia da RFB em Pelotas, já foram entregues 234.363 declarações dos 34 municípios da sua jurisdição, incluídos os 22 com o prazo de entrega prorrogado. Deste total, 34,22% foram pré-preenchidas, 67,87% simplificadas e 8,74% retificadoras. Do total, 53,37% terão restituições a receber. Em 2023, foram entregues 233.355 declarações no âmbito da Delegacia de Pelotas. No Rio Grande do Sul, a RFB já recebeu mais de 2,8 milhões de declarações, das quais 57% com restituições a receber e 25,2% com imposto a pagar.
Agenda
A 98ª edição da Expofeira de Pelotas será oficialmente lançada no dia 9 de setembro às 19h, no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas (ARP), com as presenças de autoridades, expositores, empresários e convidados, divulga o presidente Augusto Rassier. A Expofeira de 2024 ocorrerá entre os dias 7 e 13 de outubro, no Parque da ARP, com atrações diversificadas para atender a todos os públicos.