Dúvidas

Na segunda-feira (2), Dia de Finados, a queda de um galho com cerca de duas toneladas, que se desprendeu de uma árvore na praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, em Pelotas, causou a morte de Jéferson Luis Langone Mengatto e vários ferimentos em Márcia Idiart.

Segundo o secretário Eduardo Daudt Schaefer, responsável pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), a árvore estava em bom estado fitossanitário e não havia solicitação de poda para o local. Que o acontecido foi um acidente não há duvidas, porém outras dúvidas surgiram.

Dúvidas e perguntas
Se a árvore estava em bom estado fitossanitário e sem lesões graves, por que no dia seguinte ao acidente a mesma foi retirada?
Quando o secretário afirma que ninguém solicitou poda na árvore que causou o acidente, uma pergunta faz-se necessária! São as pessoas, simples cidadãos, que devem fiscalizar as árvores em espaços públicos e solicitar a poda?
A afirmação do secretário induz a outro questionamento: a praça José Bonifácio em frente à Catedral, assim como a praça Conselheiro Maciel, em frente à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) são áreas públicas ou pertencem e são de responsabilidade das respectivas instituições?
A manifestação do secretário leva a crer que alguém deveria solicitar a poda, logo provém a dúvida! De quem é a responsabilidade de solicitar a poda de árvores naquele local onde aconteceu o acidente?

Debate
Hoje (6), a partir das 20h, a Rádio Nativa FM, na sede da emissora em Piratini, será realizado o debate entre os candidatos a prefeito de Pinheiro Machado.
A região, em especial os pinheirenses, poderão acompanhar pelo rádio na sintonia 94.1 FM ou pelo Facebook da emissora.

Ação civil pública
Após a justiça negar recurso interposto pelos agravantes Mauro Nolasco e Gilciane Saes Baldassari, que buscavam atacar a decisão de recebimento da inicial, a ação civil pública de improbidade administrativa imputada ao prefeito e vice-prefeita/secretária da Educação, proposta pelo Ministério Público, segue o rito judicial em primeira instância.

Eleições americanas
As eleições nos Estados Unidos estão expondo as entranhas da democracia americana. Em um país onde o cidadão vota se quiser, não havendo a obrigação de votar, em 2020 a grande surpresa está por conta do maior número de eleitores votantes na história das eleições.
Escrevo estas linhas na quinta-feira (5) pela manhã, sem um resultado definido, porém, com muita apreensão sobre o comportamento de Donald Trump e seus seguidores, com relação a um resultado contrário.
Um presidente que despertou o racismo nos racistas, a homofobia nos homofóbicos, a intolerância, a prepotência e a soberba de uma parcela liberal da população.
É o mesmo país que não oferece assistência médica gratuita aos seus filhos, é o país onde lojas e shoppings colocaram tapumes de madeira com medo das manifestações com violência, é o país onde o líder maior diz que não vai aceitar o resultado das eleições. Será esta ainda uma democracia? Os resultados e as consequências dos mesmos darão vida à democracia ou ao autoritarismo e a intolerância. Aguardemos!

Política! Emprego ou vocação?
Viver para a política ou viver da política? (Max Weber)
Continuamos a divulgação dos candidatos da região. Os dados são obtidos na página de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral. Disponível no link (divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/).
Nesta edição apresentamos Pedro Osório, com 2 candidatos a prefeito e 61 candidatos a vereador; Cerrito, com 2 candidatos a prefeito e 51 candidaturas a vereador; Capão do Leão com 3 candidatos a prefeito e 101 candidaturas a vereador; e Morro Redondo com 3 candidatos a prefeito e 50 candidaturas a vereador.
Somando os candidatos de São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Arroio Grande, Herval, Pedro Osório, Cerrito, Capão do Leão e Morro Redondo chegamos aos seguintes números: 57 candidatos a prefeito e 1.671 candidatos a vereador.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome