5. Saiba o que fazer em caso de aquaplanagem
Temida por muitos motoristas, a aquaplanagem pode ser superada mantendo a tranquilidade. Ela acontece quando uma camada de água se forma entre os pneus e o solo, dando a impressão de que o veículo está flutuando por alguns instantes.
Se isso acontecer, o correto é manter o volante em linha reta e tirar o pé do acelerador. Desse jeito, será possível retomar o controle de maneira estável quando a aquaplanagem terminar. Lembre-se de nunca acionar os freios, pois isso pode travar as rodas e até mesmo fazer o veículo capotar no momento em que o contato com o solo for restabelecido.
6. Tenha cuidado em trechos alagados
Trechos alagados nas vias podem esconder diversos perigos. Além da própria altura e força das águas, fica difícil saber se há algum buraco ou outro tipo de obstáculo encoberto que pode atrapalhar ainda mais uma eventual travessia.
Por tudo isso, é indispensável analisar a situação para definir se será possível passar pelo local. Uma dica é observar se há outros carros passando pelo trecho. Em caso de correnteza ou de profundidade que ultrapasse a metade da altura da roda, é mais seguro procurar uma alternativa.
Se decidir atravessar, utilize preferencialmente a primeira marcha em rotação alta, o que vai garantir mais força para superar a resistência da água. Dirija também em velocidade baixa e constante, pois isso evita a formação de ondas à frente do veículo, que pode afogar o motor.
7. Procure locais seguros para parar
Quando a chuva é muito intensa, talvez a melhor opção seja interromper a viagem e aguardar até que as condições melhorem. Nessa hora, é preciso encontrar um local seguro, em que seja possível parar o veículo sem oferecer risco aos outros motoristas.
Se estiver na estrada, procure por postos de serviço ou estacionamentos de comércios que costumam existir às margens das rodovias. Nunca pare no acostamento, pois, devido à baixa visibilidade, você pode ser atingido por outro veículo em movimento.
8. Atente à manutenção preventiva do veículo
Somado às boas práticas para dirigir em dias de chuva, é indispensável manter a manutenção do veículo sempre em dia. Optar pelos cuidados preventivos é a melhor forma de preservar o desempenho e a segurança, reduzindo as chances de imprevistos em qualquer situação.
Entre os diversos sistemas e componentes de um veículo, alguns merecem atenção especial quando o assunto é direção na chuva. Os pneus, por exemplo, devem contar com sulcos suficientes para evitar o acúmulo de água entre eles e o solo. Pneus carecas não garantem a aderência necessária e são um grande risco em pista molhada.
Já no sistema de freios, é importante revisar periodicamente as condições das pastilhas e do disco. Se o seu funcionamento estiver comprometido, a substituição deve ser feita quanto antes. Vale ter atenção também ao desempenho dos limpadores de para-brisa e do sistema de ar condicionado, que evitam o embaçamento dos vidros.