Dirigindo na chuva: 8 dicas para garantir a sua segurança

É provável que a maioria dos motoristas já tenha enfrentado algum desafio ou até mesmo passado por apuros dirigindo na chuva. Afinal, essa é uma condição que pode trazer vários riscos escondidos, exigindo máxima atenção de quem está atrás do volante.
Quando a pista está molhada, é comum que a aderência dos pneus ao solo diminua, o que afeta a estabilidade do veículo e pode gerar sensação de insegurança. Além disso, o volume da chuva também reduz a visibilidade, tornando fundamental ter alguns cuidados nessa situação.

Confira agora 8 dicas para uma direção segura em dias de chuva!
1. Mantenha uma distância segura do veículo à frente
Para reduzir os riscos de colisão ou até de engarrafamento, é importante manter distância dos demais veículos. Se a regra em pista seca costuma ser de respeitar uma diferença de 2 segundos, na chuva, esse intervalo deve ser de, pelo menos, 4 segundos.
A melhor forma de fazer isso é escolhendo um ponto fixo a frente e começar a contar depois que o carro da frente passar por ele. Dessa forma, você evita acidentes caso seja preciso realizar uma manobra ou freada mais brusca.

2. Utilize faróis baixos quando estiver dirigindo na chuva
As luzes dos faróis são uma ótima alternativa para contornar a visibilidade reduzida dos dias chuvosos. No entanto, é preciso lembrar-
se de acionar sempre a luz baixa nessas situações, a mesma que é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro para trafegar nas estradas.
Isso porque a luz do farol alto reflete diretamente nas gotas de chuva, o que prejudica ainda mais a visão do próprio motorista e de todos ao redor. Por outro lado, a luz baixa permite que os veículos sejam facilmente identificados e torna mais segura a tarefa de dirigir sob chuva.

3. Reduza a velocidade gradualmente
A pista torna-se muito escorregadia quando está molhada. Por isso, ainda que você acredite dirigir bem, trefegar em altas velocidades não é recomendável nessas situações.
Quando for surpreendido pela chuva e precisar pisar no freio, lembre-se de que isso deve ser feito de forma gradual até encontrar uma velocidade adequada. Frear de forma repentina pode fazer com que o veículo derrape, dificultando muito o seu controle e criando um grande risco de acidente.

Se a chuva for moderada, a dica é manter-se a uma velocidade máxima correspondente a 80% do limite da via. Agora, se ela tiver uma intensidade maior, talvez seja melhor reduzir ainda mais o velocímetro para aumentar a segurança.

4. Evite as ultrapassagens
Todo motorista que segue as boas práticas de direção defensiva sabe bem que a ultrapassagem em estradas e em rodovias exige uma série de cuidados. Contudo, quando estamos dirigindo na chuva, nem mesmo toda a precaução pode ser o bastante.
Nesse caso, o ideal é evitar esse tipo de manobra, sobretudo em estradas de pista simples. Quando estiver em uma via maior, e a ultrapassagem for realmente necessária, é fundamental redobrar os cuidados e sinalizar seus movimentos. Assim, tanto você quanto os demais motoristas poderão seguir em frente sem grandes sustos.

Fonte: Frasle

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome