Dicas para dirigir com segurança em dias de chuva

Dirigir em dias de chuva é sempre um grande desafio, mesmo para os motoristas mais experientes. Imagine, então, a aflição de um novato ao ter que encarar o trânsito debaixo de uma tempestade, mas calma. Seguindo algumas dicas preciosas e redobrando a atenção, é possível “sobreviver” à tormenta e chegar são e salvo ao destino. Confira:

1 – Mantenha distância do veículo à frente
Se manter uma distância segura do veículo que está na sua frente já é recomendado em tempo seco, em dias de chuva é fundamental. A pista molhada e escorregadia facilita colisões, principalmente em caso de freadas bruscas. Uma distância segura é cerca de 10 metros, o que equivale a mais ou menos dois carros.

2 – Tenha cuidado com a aquaplanagem
Ao passar por cima de uma lâmina d’água, o carro perde o contato direto com o asfalto e derrapa. A esse fenômeno chamamos de aquaplanagem. É o terror dos motoristas nos dias chuvosos. Para evitar a armadilha, tenha sempre os freios em dia e os pneus em bom estado. Ao perceber que o carro perdeu o contato com o solo, mantenha a calma, fique com as duas mãos no volante, tire o pé do acelerador e não pise nos freios nem vire a direção.

3 – Pare o carro se a chuva estiver muito forte
A chuva aumenta e você percebe que a visibilidade está ficando prejudicada, tanto que nem o limpador de para-brisa está dando conta do recado. Nessa hora, o mais indicado é parar no acostamento ou em um local seguro e aguardar a tormenta passar. E, se parar no acostamento, não esqueça: ligue o pisca-alerta para que o veículo que vem atrás veja você e não bata no seu carro.

4 – Use farol baixo
Na estrada, já é lei. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é obrigatório o uso de farol baixo nas estradas, mesmo nos perímetros urbanos. Nos dias de chuva, eles melhoram a visualização dos outros veículos, principalmente se houver neblina. E nada de farol alto, porque ele reflete diretamente nas gotas de chuva, prejudicando a sua visão e a dos outros condutores.

5 – Guie-se pelas linhas e tachões no solo
Quando a chuva prejudica a visibilidade e a estrada não tem boa iluminação, uma dica de ouro para não perder o traçado da pista é usar como referência os tachões refletivos que separam as faixas. Principalmente à noite, quando a pista molhada reflete as luzes dos veículos.

Fonte: Royalfic

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome