Dando continuidade do artigo publicado na edição anterior, vamos ver as dicas para dirigir com segurança em dia de chuva.
6 – Utilize o limpador de para-brisas
Além de óbvio, usar o limpador de para-brisas é obrigatório por lei. Dirigir sob chuva sem acioná-lo é considerado infração de natureza grave, segundo o Código Brasileiro de Trânsito. Se perceber que o limpador não está sendo eficiente, pare no primeiro posto de gasolina para fazer a troca das palhetas. A ação do tempo pode ter ressecado as borrachas. Fique atento!
7 – Ligue os desembaçadores
Além de acionar o desembaçador traseiro ao primeiro sinal de chuva e escolher a velocidade correta do limpador de para-brisas, ligue o ar-condicionado, direcionando a saída de ar para o vidro. Se o seu veículo não tiver ar-condicionado, acione o sistema de ventilação ou deixe uma abertura na janela para que o ar circule.
8 – Evite fazer ultrapassagens
A pista molhada torna qualquer manobra muito mais arriscada. Por isso, avalie se a ultrapassagem é realmente necessária, principalmente se você estiver numa pista de mão dupla. Tenha plena certeza de que é possível ultrapassar o veículo à frente com total segurança antes de tomar essa atitude. No trânsito, paciência é um grande copiloto!
9 – Cuidado com vias alagadas
Sabe aquela rua ou avenida que você pega, de vez em quando, quando volta da casa dos seus pais ou quando quer fugir do trânsito? Então, ela alaga em dias de chuva e você não sabia. Nunca tente trafegar por uma via alagada sem ter plena certeza da profundidade de todo o trajeto. Observe os veículos que estiverem passando. Se a água chegar à altura da metade da roda, dê meia-volta. Se resolver se arriscar, engate a primeira marcha e mantenha velocidade constante.
10 – Dirija com as duas mãos no volante
Tem gente que tem mania de dirigir só com uma das mãos ou costuma fazer isso quando o trânsito está lento, para ler ou trocar mensagens pelo celular. Evite fazer isso. Com chuva, a atenção dos motoristas precisa ser redobrada, não só nas rodovias, mas também nas ruas e avenidas das cidades.
Redobre a atenção, seja sempre paciente no trânsito e, se “o mundo estiver caindo”, pare e espere a tempestade passar.
Lembre-se: a pressa é inimiga da direção. Porque ela vai embora, mas a culpa fica.
Fonte: Royalfic