Democracia ou autoritarismo?

O Jornal Tradição Regional, através da JTRTV, buscando cumprir a missão de informar a população de Pelotas e região, encaminhou correspondência para as duas candidaturas que disputam o segundo turno em Pelotas, Ivan Duarte e Paula Mascarenhas, convidando-os para um debate a ser realizado na próxima terça-feira, dia 24 de novembro, às 20 horas, na sede do jornal, no estúdio da JTRTV.

A coordenação de campanha do candidato Ivan Duarte confirmou a participação. Já a coordenação de campanha da candidata Paula Mascarenhas respondeu por meio de um comunicado, citando quais debates ela irá participar – uma forma impositiva de dizer não.

Diante dos fatos, estabeleceram-se alguns pontos de interrogação!

A atitude de determinar quais debates um candidato(a) vai participar, sem nenhum diálogo com os meios de comunicação, pode ser interpretada como um ato de pautá-los? Ou seja, escolher quem participa ou não do processo?

Tal situação pode ser interpretada como imposição que define ao candidato concorrente os debates que ele irá participar?

Como interpretar o processo de escolha e sua seletividade?

Caso os candidatos estejam cansados de uma jornada de campanha no primeiro turno das eleições, por que restringir debates em Pelotas, que são do interesse dos eleitores onde ambos concorrem, em detrimento de um debate em um veículo de comunicação de Porto Alegre?

O exercício do jornalismo é quase sempre fazer perguntas, pois “a notícia é um pedaço do social que volta para o social” (Amaral, 1986, pg 39).

Política é lugar para mulheres sim!
Piratini se destaca no cenário de mudança política, elegendo três mulheres vereadoras para a próxima legislatura.

Cleusa Manetti, professora estadual aposentada e mãe do prefeito eleito Márcio Porto, aos 66 anos, foi a mais votada dentre as três, obtendo 492 votos.

Míriam Buchweitz de Ávila, proprietária de escritório de contabilidade e conhecida na comunidade, aos 61 anos, na sua terceira tentativa ao Legislativo, foi eleita com 327 votos.
Maria Lúcia Corral, professora, 59 anos, ex-diretora do Instituto de Educação Ponche Verde, concorreu pela primeira vez pelo Progressistas, mas desta vez, contrariando os Progressistas da própria família, enfrentou a disputa pelo PDT e foi eleita com 289 votos.

Confira a lista de prefeitos eleitos e reeleitos na região
São Lourenço do Sul: foi reeleito o prefeito Rudinei Harter, com 11.557 votos, totalizando 44,84 % dos votos válidos.
Turuçu: o candidato Ivan Eduardo Scherdien foi eleito prefeito com 1.689 votos, totalizando 60,15% dos votos válidos.
Arroio do Padre: o candidato Rui Carlos Peter foi eleito prefeito com 772 votos, totalizando 32,46% dos votos válidos.
Rio Grande: o candidato Fábio Branco foi eleito prefeito com 43.952 votos, totalizando 44,48% dos votos válidos.
São José do Norte: foi reeleita a prefeita Fabiany Zogbi Roig Fá, com 9.551 votos, totalizando a 63,91% dos votos válidos.
Santa Vitória do Palmar: foi reeleito o prefeito Wellington Bacelo, com 7.947 votos, totalizando 48,50% dos votos válidos.
Jaguarão: foi reeleito o prefeito Favio Telis, com 8.148 votos, totalizando 60,49% dos votos válidos.
Arroio Grande: o candidato Ivan Antonio Guevara Lopez foi eleito com 5.142 votos, totalizando 45,62% dos votos válidos.
Herval: o candidato Ildo Roberto Lemos Sallaberry foi eleito com 2.648 votos, totalizando 64,35% dos votos válidos.
Pedro Osório: foi reeleito o prefeito Moacir Otílio Alves, o Chola, com 2.796 votos, totalizando 54,94% dos votos válidos.
Cerrito: foi reeleito o prefeito Douglas Rodrigues da Silveira, com 3.238 votos, totalizando 79,64% dos votos válidos.
Capão do Leão: o candidato Vilmar Motta Schmitt, foi eleito com 6.588 votos, totalizando 51,79% dos votos válidos.
Pedras Altas: foi reeleito o prefeito Luiz Alberto Soares Perdomo, Bebeto Perdomo, com 1.298 votos, totalizando 78,19% dos votos válidos.
Pinheiro Machado: o candidato Carlos Ernesto Betiollo, o Betiollo, foi eleito com 3.647 votos, totalizando 50,46% dos votos válidos.
Piratini: o candidato Márcio Manetti Porto foi eleito com 4.780 votos, totalizando 41,84% dos votos válidos.
Canguçu: o candidato Marcus Vinicius Muller Pegoraro, Vinícius Pegoraro, foi eleito com 16.051 votos, totalizando 49,50% dos votos válidos.
Do total de 15 municípios: 8 reelegeram o prefeito; 1, Arroio Grande, elegeu o sucessor; Pinheiro Machado e Herval os atuais prefeitos não quiseram concorrer; Arroio do Padre e Rio Grande os prefeitos estavam no segundo mandato, portanto não poderiam concorrer, então, com isso, a mudança nesses municípios já era prevista.

Excluindo os municípios onde os prefeitos estão no segundo mandato e os municípios em que os prefeitos desistiram de concorrer, a mudança ocorreu em três municípios, sendo eles Capão do Leão, Piratini e Turuçu.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome