Debate, rádio, troca de farpas e volta às aulas

No domingo (25), a partir das 15h, a Rádio Nativa FM, de Piratini, realizará o primeiro debate entre os candidatos a prefeito do município.

O debate, inicialmente, havia sido marcado e divulgado nesta coluna para o dia 11 de outubro, mas o cenário político impôs a alteração da data. Uma decisão judicial contra o candidato a vice-prefeito pelo PTB gerou incerteza sobre a continuidade da sigla na disputa eleitoral.

Na última semana, após a executiva do partido tornar pública a decisão de não apresentar candidatura a prefeito e vice, uma nova data para a realização do debate foi proposta e, de imediato, aceita pelos candidatos.

O debate terá transmissão simultânea pela Rádio Nativa FM, na frequência 94.1, e pelo Facebook da emissora, com imagens exclusivas.

O rádio foi, é  e sempre será adrenalina 

Na semana passada, a Rádio Portal Sul FM, de Pedro Osório, estava com tudo pronto para o debate entre os candidatos a prefeito do município. Contudo, um cabo da rede de energia elétrica se rompeu, ou foi rompido, e o evento não aconteceu.

Esse colunista parabeniza a equipe da Portal, em especial o jornalista Iran Lima, colega no Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que, ao vivo, diante dos candidatos e todos os presentes no salão paroquial, com profissionalismo, narrou para o público ouvinte e seguidores nas redes sociais os imprevistos acontecidos e cancelou o debate.

Na segunda-feira (19), sem imprevistos, no sentido literal da expressão, o debate foi realizado.

Troca de farpas

Assistindo o debate entre os candidatos a prefeito de Pedro Osório, é possível compreender a troca de farpas entre os candidatos Cebinho e Chola (citados aqui em ordem alfabética rigorosa).

Visitando o passado e citando em ordem cronológica, encontrei Chola como prefeito entre 2000 e 2008 e Cebinho como prefeito entre 2008 e 2016. Chola voltou em 2017, cumpre o mandato até 2020 e disputa com Cebinho os próximos quatro anos.

Em Pedro Osório, não acontece apenas a disputa de uma eleição. O que está em jogo é a disputa de poder político entre dois líderes e seus liderados, que há 20 anos se alternam no poder, sufocando a renovação política.

Volta às aulas 

Governo do Estado, em vídeo que contou com a participação do governador, secretária de Saúde e secretário de Educação, anunciou a volta às aulas, com todos os protocolos de segurança.

O que o governo parece ter esquecido foi de enviar para as escolas, em tempo hábil, os equipamentos de segurança para os profissionais que iriam retornar às atividades presenciais. É a velha máxima: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!”.

Política! Emprego ou vocação? Viver para a política ou viver da política? (Max Weber)

Continuamos a divulgação dos candidatos em cada município da Zona Sul. Os dados são obtidos na página de divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral. (disponível no link: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/).

Nesta edição, apresentamos o município de Santa Vitória do Palmar, com três candidatos a prefeito e 110 candidatos a vereador e Jaguarão, com três candidatos a prefeito e 85 candidaturas a vereador.

Somando os candidatos de São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Jaguarão, chegamos aos seguintes números: 42 candidatos a prefeito e 1.299 candidatos a vereadores.

 

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome