Você sabia que o tempo frio do inverno pode prejudicar o seu automóvel e causar diversas dores de cabeça? Por isso, é interessante que você conheça os cuidados com o carro no inverno. Se você não sabe quais são os principais pontos de atenção com o carro, eu conto nesta coluna!
Há diversos cuidados que você pode aplicar no carro durante o inverno, mas separamos os cinco principais para que o seu automóvel passe o inverno sem grandes problemas. Siga a leitura para descobrir quais são!
1. Revise o aquecedor
A grande verdade é que a revisão automotiva precisa ser um cuidado frequente independentemente da estação do ano. O recomendado, portanto, é que você invista em uma revisão completa a cada seis meses.
No inverno, aproveite para dar uma atenção especial aos itens mais utilizados no período frio do ano, como o aquecedor de ar. Esse cuidado é importante porque o sistema de aquecimento, por ser pouco utilizado em outras estações, acumula fungos, bactérias e muita poeira.
2. Use a bateria com cuidado
A bateria do seu carro é um dos pontos mais importantes para o bom funcionamento do veículo. Ela tende a arrear no frio. Portanto, para evitar condições adversas na estrada, use a bateria do automóvel com bastante cuidado. Algumas dicas são:
– Respeite o cronograma de revisões automotivas;
– Faça inspeções regulares na bateria com um profissional especializado;
– Não acione o motor do carro com luzes ou acessórios ligados.
3. Cuide ao dar partida
Falando em boas práticas ao ligar o carro, quem nunca tentou dar partida acionando a chave em um dia frio e viu o motor falhar? Isso é muito comum com os carros movidos a álcool, mas também pode ocorrer com carros a gasolina.
A dica para evitar esse estresse é fazer o controle de combustível no tanquinho reserva e substituí-lo a cada 90 dias (confira se o seu carro tem esse reservatório). As velas também podem causar falhas na partida; por isso, a cada 10 mil quilômetros rodados é importante inspecioná-las.
4. Verifique os pneus
A pressão do ar é propícia a modificar com a temperatura. Por isso, é interessante que a calibragem dos pneus do automóvel seja monitorada de perto. Isso não significa que você terá que mudar a forma que enche os pneus, mas sim conferir os números e garantir que permaneçam na indicação correta.
5. Proteja a pintura
O frio e a secura do tempo podem fazer com que a pintura do automóvel seja prejudicada. Por esse motivo, é interessante que, na entrada do tempo frio, você capriche no enceramento da lataria. Dessa maneira, você protege a pintura e evita riscos e desbotamentos.
Fonte: Sem Parar