Conscientização; coronavírus; janela partidária; Cerrito; Turuçu

Conscientização

Aos leitores que ainda não têm conhecimento, esse colunista além de produzir o conteúdo para a coluna Ponto e Vírgula tem atividade no rádio, registre-se: em mais de uma rádio. Contudo, o programa Hora Marcada, na Rádio Tupanci, de segunda a sexta-feira, todas as manhãs das 8h às 10h, proporciona um contato diário com a população de Pelotas e região.

Hoje, aqui desejo fazer um desabafo sobre o quão difícil é viver num Brasil onde falta o senso de civilização, de coletividade, de pensar no outro e, principalmente, a consciência de que não somos e nem vivemos sozinhos.

É impossível aceitar de braços cruzados o aumento no preço do álcool gel. Empresários da indústria, do comércio, oportunistas, egoístas e gananciosos que pensam única e exclusivamente no lucro, fazendo com que o valor de 430 gramas do produto passasse de R$ 12 para R$ 27 em apenas oito dias.

Conclamo neste espaço a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), instituições que possuem laboratórios em seus cursos de Farmácia e Bioquímica, ou Química, no caso do IFSul, que produzam álcool gel para a população.

Temos a consciência de que para instituições públicas torna-se difícil justificar a compra dos insumos, até porque demanda execução de licitações e empenhos, mas não estou sugerindo dessa forma. Faremos uma campanha com empresários e forneceremos os insumos, para que estas instituições utilizem apenas os laboratórios, seus profissionais e alunos na produção.

Coronavírus

Durante esta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas realizou treinamento com servidores das unidades básicas de saúde (UBSs), apresentando a estes os procedimentos e protocolos a serem adotados em casos de pacientes com sintomas semelhantes aos do coronavírus, mas ainda esta faltando comunicação, informações e dados. O telefone disponível para contato é (53) 3284-7700.

Janela partidária

Faltando 15 dias para o fechamento da janela partidária que permite a troca de partido sem a perda do mandato, as movimentações continuam ocorrendo.

Cerrito

O município de Cerrito volta ao cenário das mudanças esta semana.
O empresário Edson Novo deixa o Democratas e assina filiação com o Progressistas. O secretário de Planejamento, João Carlos Deniz, conhecido como Tuca, deixa o MDB, filia-se ao Progressistas e, será candidato a vereador.

Turuçu

Ao contrário do Progressistas, que vem crescendo em toda a região, o MDB em Turuçu está encolhendo. Mesmo estando no poder, o partido perdeu vários colaboradores que ocupavam cargos de confiança e agora mais três nomes importantes.

Na última terça-feira (17), foram entregues ao presidente do partido e secretário municipal de Finanças, Renato Zanol, três pedidos de desfiliação em caráter irrevogável. São eles:
Charles Fehlberg Ehlert, que foi peça importante na eleição da prefeita Selmira Fehrenbach, além de ter sido presidente do MDB no município, pediu a desfiliação e está sem partido.
Arlete Hartwig, professora, vereadora, foi presidente da Câmara no primeiro ano de mandato do atual governo é mais um nome do MDB que deixa a sigla e permanece sem partido.

Pedro Antonio Tuchtenhagen, mais conhecido como “Pedro Mutuca”, que tem 48 anos de serviços na empresa de transportes Santa Silvana, foi vereador, atualmente é vice-prefeito. Participa da vida pública de Turuçu desde a época da emancipação, assim tornou-
se conhecido da população que o considera bom de voto, contudo, saiu do MDB e está sem partido, por enquanto!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome