Como desembaçar vidro de carro por dentro e por fora?

Rubilar Barros.

O pára-brisa do carro começou a embaçar no meio da rua em um dia de chuva ou frio? Essa é uma situação desagradável, mas, muito comum, que boa parte dos motoristas já teve que enfrentar alguma vez.

Cada motorista tem uma maneira que considera ser eficaz para desembaçar o vidro do carro, como utilizar uma flanela, guardanapos e até mesmo a própria mão. Porém, muitas vezes isso não parece ser suficiente, já que o problema volta a acontecer na próxima esquina.

Essa situação é uma daquelas delicadas, já que dificulta a visibilidade do motorista e pode resultar em acidentes na via.
Para que esse não se torne um problema sem solução, nesse artigo você confere as formas seguras e eficientes para desembaçar o vidro do carro.

Confira!

O que pode embaçar o vidro do carro?

O vidro fica embaçado pela condensação do vapor de água na superfície interna sobre um pára-
brisas.
O fenômeno pode acontecer devido a duas principais causas: a primeira delas é quando o ar do dia anterior fica preso dentro do carro. Esse ar costuma ser mais úmido do que o ar exterior.

Por isso, quando esse ar úmido entra em contato com o vidro do carro, que está frio, libera gotículas de vapor, deixando o para-brisas do carro embaçado.
A outra forma é causada por nós mesmos, dentro do carro. Geralmente, quando entramos em um veículo com temperatura mais fria, inalamos esse ar frio e exalamos ar quente e úmido.

A cada exalação liberamos mais vapor úmido no interior do carro que se condensa e embaça os vidros do carro de maneira rápida.

O que fazer quando o vidro ficar embaçado?

Em momentos em que a visibilidade do motorista fica comprometida, os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes.
O primeiro passo a tomar quando o pára-brisa começa a embaçar é não se desesperar e abrir os vidros, acionar o ar-condicionado, ou mesmo passar uma flanela limpa no vidro.

Caso a medida não seja suficiente, o ideal é estacionar o carro em um lugar seguro até que as gotículas do vidro evaporem por completo e só depois disso, seguir viagem.
Além disso, é sempre bom lembrar que na chuva, a aderência ao asfalto é menor que no seco, por isso, reduzir a velocidade enquanto o vidro encontra-se sem visibilidade é fundamental.

Como desembaçar o vidro por dentro?

Para desembaçar o vidro por dentro, é preciso alterar o ar que está no interior do carro.
Confira agora algumas dicas infalíveis para ajudar os motoristas neste momento de transtorno no trânsito:

Ligue o ar-condicionado e direcione para o pára-brisas. Basta ligar o ar condicionado frio, em uma intensidade alta, no modo “desembaçador”, o qual é direcionado para o pára-brisas.

Ao ligar o ar-condicionado para desembaçar os vidros, a umidade é retirada de dentro do carro, deixando o ar mais seco e, como consequência, desembaçando os vidros do veículo. Este é um dos melhores métodos para desembaçar o vidro do carro, de forma rápida e segura.

Outra opção é ligar o ar quente do carro, fazendo com que as gotículas de vapor evaporem. Sendo possível desembaçar o pára-brisas rapidamente.
Vale lembrar que o ar quente não retira a umidade presente no ar, por isso, poucos minutos depois de desligar o ar, o ambiente voltará a ter vapor e o vidro voltará a ficar embaçado.

O ar frio também pode ser uma opção para o momento de desembaçar o vidro do carro, já que ele faz com que a região próxima ao vidro resfrie, impedindo o choque térmico do vapor quente com o vidro frio.
Essa solução também dura poucos minutos, já que o ar frio não resfria tanto e a umidade continua dentro do carro, fazendo com que o pára-brisa volte a embaçar.

Limpe o vidro com detergente

Limpar o vidro com uma mistura de detergente e água também pode ser uma ótima opção para não embaçar o vidro. A solução retira a camada de gordura e pó que podem se acumular, principalmente no para-brisas.

Ao aplicar a mistura, é importante enxaguar bem, evitando o resíduo de produtos no vidro e, principalmente, para que o detergente não escorra na lataria do carro, evitando manchas na pintura.

Passe um pano umedecido com água ou sabonete sem amônia em insulfilm

Os vidros que possuem insulfilm precisam de um cuidado redobrado para manter a conservação, por isso, produtos com substâncias como amônia e cloro podem estragar a película.

A solução é apostar em produtos específicos para limpeza de pára-brisas, como xampus para carro. Esses produtos contam com uma composição adequada para limpeza e também criam uma camada de proteção.
Além disso, produtos oleosos também não são indicados para a limpeza dos vidros, já que formam uma camada de gordura ainda maior, deixando o para-brisas embaçado.

Como desembaçar o vidro de carros por fora?

Além dos vidros do carro embaçar por dentro, isso também pode acontecer na parte de fora do vidro, por isso a limpeza é o principal ponto de atenção.
O ideal é lavar bem os vidros com a solução de água e detergente neutro, e enxaguar no mínimo três vezes para retirar todo o resquício do produto. Você também pode apostar em produtos específicos que criam uma película, evitando o acúmulo de gordura, sujeira e poluição do dia a dia.

Embora objetos como vassoura, escovas e palha de aço tenham a impressão de maior limpeza, esses materiais devem ser evitados em todos os vidros do carro, para manter a conservação do vidro e evitar riscos.

Outra dica que pode ser uma saída para os motoristas mais atarefados é apostar na impermeabilização dos vidros, já que dura de 5 a 6 meses. Com esse procedimento, feito em mecânicas especializadas, a água que fica no para-brisa do carro escorre com mais facilidade, evitando que os vidros fiquem embaçados e diminuam a visibilidade do motorista.

Como desembaçar o vidro com receita caseira?

Caso queira desembaçar o vidro do carro em casa, você pode fazer uma mistura caseira que deixará o vidro livre das gotículas de vapor. Confira:
1 colher de sopa de detergente neutro
O detergente precisa ser neutro, de preferência incolor e sem componentes corrosivos.
1 xícara de álcool
O álcool deve ser de composição 46%, evite utilizar álcool 70%, pois pode manchar a lataria do carro.
1 xícara de vinagre de álcool
Dê preferência para o vinagre transparente, isso evita manchas no interior e lataria do carro.
Transfira a mistura para um borrifador e espirre a solução no vidro por dentro e por fora. Com uma esponja macia, espalhe delicadamente por todos os vidros. Em seguida passe um pano limpo e úmido. Depois, utilize uma flanela limpa e seca.

Fonte: Justos

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome