Atenção
É comum acidentes com a parte elétrica em casas, com obras mal projetadas. Vai aqui dicas importantes para evitar tragédias quando a instalação elétrica não é executada por gente competente.
A importância do projeto elétrico
Quando decidimos construir uma casa, abrir um estabelecimento comercial ou até mesmo industrial, encontramos diversos desafios a nossa frente. Um deles é o investimento necessário para que saia tudo conforme sonhamos. Um destes investimentos está diretamente relacionado à segurança do seu patrimônio e ao perfeito funcionamento de todos os equipamentos necessários, é o chamado projeto elétrico.
Neste projeto é possível dimensionar e planejar todos os pontos de consumo de energia conforme a distribuição de seus eletrodomésticos, no interior da sua residência, ou então dos equipamentos quando relacionado a pontos comerciais de forma segura e que atenda todas as exigências das Normas Brasileiras relacionadas ao assunto. Desta forma, além de permitir a utilização correta de todos os equipamentos sem que haja sobrecarga dos circuitos elétricos e tenhamos segurança na utilização dos mesmos, o projeto elétrico apresenta informações básicas, porém muito importantes para a perfeita execução da obra, como a metragem necessária de cabos, identificação de circuitos e responsável técnico pelo projeto, dessa forma pode-se economizar previamente nos orçamentos e evitar desperdícios e surpresas indesejadas.
Infelizmente, encontramos em diversas obras, seja de baixo ou alto padrão, projetos desatualizados ou até mesmo planejados por profissionais que não possuem expertise para tal atividade, ocasionando perda de tempo e material para resolver problemas que poderiam ser previamente evitados. Portanto, antes de construir ou reformar contate profissionais habilitados para tal atividade e principalmente pesquise seus portfólios de clientes e avaliações referentes ao mesmo.
Eng. Emerson L. W. da Luz