Chama Crioula em Pelotas

O colunista Paulo Souza.

O nosso Jornal Tradição Regional noticiou recentemente que a Chama Crioula da 33ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul foi acesa em Pelotas, que foi sede da última festa campeira. Vejamos abaixo um pouco da matéria:

Foi realizado, nesta quinta-feira (9), o acendimento da Chama Crioula da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), que será conduzida pelos Cavaleiros da Costa Doce até a cidade de Santa Cruz do Sul, onde será realizada a 33ª edição do evento. No ano passado, Pelotas sediou a 32ª Festa, que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas em quatro dias de festa no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes da Associação Rural.

A Chama Crioula foi acessa em conjunto pelo prefeito em exercício Idemar Barz, pelo coordenador da 26ª RT Márcio Adir Soares Corrêa e pelo vice-presidente de Cavalgadas, Ildo Wagner, após a apresentação do hino rio-grandense.

CHAMA CRIOULA NA SEMANA FARROUPILHA
Mas essa não foi a primeira vez que uma Chama Crioula é distribuída de Pelotas para todo o RGSul, pois nas comemorações do centenário da nossa amada União Gaúcha J. Simões Lopes Neto, em 1999, a Chama Crioula foi levada de Pelotas para todo o Estado do RGSul e eu, Patrão dos 100 anos da União Gaúcha J. Simões Lopes Neto, tive a honra de comandar o evento.

Por fim, queremos lembrar que a primeira Chama Crioula foi criada em 07 de setembro de 1947, retirando uma centelha do Fogo Simbólico da pátria pelo nosso Mestre Paixão Côrtes.

Grato a todos que continuam cultuando e cultivando as nossas mais caras Tradições Gaúchas, e parabéns ao querido Tradicionalista Romualdo Cunha Junior que foi reeleito Patrão da União Gaúcha J. Simões Lopes Neto nos seus 123 anos em prol das nossas Tradições Gaúchas.

Gostaram da matéria? Agora vocês sabem e podem responder, com dados, àqueles que dizem: – Ah o culto ao Tradicionalismo Gaúcho está desaparecendo.

Grato àqueles que acompanham as colunas que escrevo, curtindo ou compartilhando nas redes sociais.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome