10 dicas para cuidar bem do carro no inverno

Você tem dificuldades para retomar sua rotina, ou começar o dia durante as estações mais frias do ano? Saiba que o seu automóvel também pode passar por esse tipo de problema.
A atenção que já é necessária durante o verão, precisa ser redobrada, especialmente, no inverno para que imprevistos não te deixem na mão.
Por isso, para se adequar melhor e fugir de todas as complicações que as temperaturas mais baixas podem trazer, separamos 10 dicas para você cuidar bem do carro no inverno.
Então, acompanhe essa leitura e evite que seu carro se meta em uma fria!

1. FIQUE DE OLHO NO “TANQUINHO” DE GASOLINA
Essa dica é fundamental para os donos de carros flex, que contam com aquele tanque separado para a partida.
Eles devem estar sempre com uma boa quantidade de combustível para que a partida, especialmente em dias frios, não ofereça maiores problemas. Temperaturas abaixo dos 15° diminuem a capacidade de entrar em combustão que o álcool tem, o que faz com que a partida em automóveis com esse combustível seja mais difícil.
Além disso, também é importante que essa gasolina seja “fresca”, pois quanto mais velha ela for, menor poder de combustão.

2. CUIDADO COM A BATERIA
Outra consequência para os automóveis que as baixas temperaturas trazem é a redução na reação dos componentes químicos das baterias automotivas. Outro ponto é o fato do óleo do motor se tornar mais grosso, viscoso.
Assim, é comum que elas tenham que trabalhar mais durante dias gelados, então é recomendado evitar desligar o carro em congestionamentos ou desnecessariamente, por conta da partida e do desgaste.
Mais uma dica relacionada ao uso da bateria é para que seja evitada a partida do carro com rádio ou mesmo faróis ligados, ou ligar esses itens com o motor desligado.

3. PALHETAS DO PARA-BRISA
No inverno, a visibilidade costuma diminuir. Por isso, é fundamental facilitar a forma como você enxerga no trânsito.
Portanto, as palhetas do para-brisa precisam estar em dia, uma vez que são responsáveis diretas pela visibilidade frontal do motorista.
Como são feitas de borracha, as palhetas podem ressecar facilmente, o que impede a correta limpeza do vidro e pode até mesmo riscá-lo.

4. EVITE ACELERAR AO LIGAR O VEÍCULO
Por conta do frio, muitas pessoas acreditam que é necessário acelerar o veículo especialmente nos primeiros minutos após a partida.
No entanto, ao aumentar o giro do motor frio, e consequente lubrificação ainda não completa, as chances de causar danos e diminuir sua vida útil são maiores.
Sendo assim, o recomendado é esquentar o veículo de maneira gradativa, durante o trajeto. Então, nos primeiros minutos, procure dirigir mais devagar para que a injeção eletrônica consiga realizar seu trabalho e fornecer ao motor as melhores condições de funcionamento.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome