A Secretaria de Saúde de Piratini começou nesta segunda-feira (6) uma parceria com o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição e o Exército Brasileiro para atender pacientes como sintomas de gripe e também de Covid-19.
Foi montado ao lado hospital uma estrutura militar do 3º Regimento de Infantaria Mecanizada, unidade de Bagé, para a triagem de pessoas que no município possam vir a necessitar de atendimento de saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Diego Espíndola, num primeiro momento ao exército caberá apenas ofertar a barraca para que o serviço seja oferecido, tanto por sua pasta, quanto pelo hospital.
“Serão os profissionais do hospital que farão a triagem de pessoas com sintomas de síndromes gripais e também de Covid-19. Nossa intenção é deixar o Pronto Atendimento somente para outros casos mais graves como fraturas ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) por exemplo”, explicou o secretário.
Ele acrescentou que esse acréscimo de estrutura já é pensando no possível frio que chegará a Piratini e que fará com que a população seja acometida de gripe, mas com atenção especial aos casos de infectados pelo coronavírus.
“Essa separação é importante para que não haja um acúmulo de pacientes com diferentes doenças no mesmo ambiente. Na barraca haverá a triagem, e caso seja contatada a necessidade de internação, seja em nosso hospital ou em hospitais das cidades de referência, isso será feito”, garantiu Espíndola.