Em Piratini ou Pedro Osório, quem chega à Feira do Alemão e garante seus produtos orgânicos, muitas vezes, não faz ideia do caminho que é percorrido até ali. E não somente falando em distância. Ao contrário das grandes empresas, as feiras familiares carregam uma história árdua, mas recompensadora, que reflete no atendimento e na qualidade dos itens comercializados.
E assim é a história da família Bierhals, que começa no 1° Distrito de Piratini, onde seu Neldo e dona Ana constituíram a família e criaram seus quatro filhos com muito amor, mas também com muito trabalho.
Um deles, Lauro, conhecido como “Alemão da feira”, conta que desde os 7 anos ajudou os pais e quando não estava na escola, estava fazendo feira ou na lavoura para auxiliar na colheita, até os 20 anos, quando decidiu se casar com a então namorada, Marciane, e montar seu próprio negócio para o custeio da família que formaria.
Com isso, realizou mudança para Pelotas em busca de um futuro melhor. Ele vendeu o que tinha – uma moto ano 1983, somando com a ajuda financeira de alguns familiares e seus sogros para conquistar o que precisava para começar: a compra do caminhão para fazer as feiras.
Em 1° de agosto de 1997, o casal começou a trabalhar por conta própria. A família aumentou e as produções também. Lauro e Marciane têm quatro filhas – Shaiane, Samara, Sabrina e Samanta. E o campo, que antes era um sonho, hoje é realidade. São 50 hectares de lavoura própria no 5° Distrito e mais 40 hectares que a família arrenda para criação de gado.
O casal, apesar de ter o ensino fundamental incompleto, sempre incentiva as filhas a buscarem os estudos, uma delas inclusive se aperfeiçoa no segmento da família, sendo técnica agropecuária. Atualmente, ela cursa Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A família não conta com a ajuda de empregados, então cada um faz sua parte. Os mais de 60 tipos de alimentos orgânicos são colhidos sempre às vésperas dos dias de feira, e às 4h, Lauro vai com a família rumo ao destino do dia, parando de trabalhar muitas vezes pós 22h.
A vida de feirante é pesada, mas, trabalhando juntos, a família Bierhals garante que é mais fácil. “Sucesso é família. Todos trabalhando, unidos. Homem e mulher, andando juntos, de igual pra igual. E, acima de tudo: Deus, pois sem fé nada adianta. Meu sucesso não é só meu”, afirma o produtor.
O atendimento amigo, o sorriso no rosto e a preocupação em oferecer frutas, legumes, verduras e demais produtos de qualidade também são diferenciais que marcam a família por onde passa. Talvez o mais importante ingrediente nessa ”plantação” seja o amor, pelos produtos, pelo que se faz e pela história de gerações da família Bierhals.
A Feira
A Feira do Alemão atende em Pedro Osório nas segundas, terças e quintas-feiras e, em Piratini, nas sextas-feiras e sábados.