Após sete anos, agricultores de Piratini recebem kits de irrigação do Estado

Agora com os kits de irrigação, agricultores torcem pela chuva (Foto: Nael Rosa/JTR)

Na última quarta-feira (12), o governo do Estado entregou aos pequenos agricultores de Piratini 60 kits para irrigação que foram comprados ainda na gestão de Tarso Genro (PT).
A entrega ocorreu na Comunidade Quilombola Rincão da Faxina, 5º Distrito, onde se concentrou o programa Segunda Água, que há um ano abriu açudes para irrigação, piscicultura e dessedentação animal para pessoas de baixa renda.

Segundo a chefe do escritório local da Emater e médica veterinária, Marina Sinotti, que será responsável por orientar os beneficiados para que façam um bom uso do material, os kits contam com caixa d’água, bomba, mangueiras de gotejamento, entre outros, e irão amenizar a situação de quem produz basicamente para consumo.

Já o secretário de Agricultura, Jovan Lima, disse que a ajuda chega num momento complexo para os agricultores beneficiados. “Se tivessem sido entregues há uns três meses atrás, eles [agricultores] estariam com tudo instalado para fazer a irrigação das pequenas lavouras que produzem a subsistência dessas famílias que também comercializam o excedente. Agora é instalá-los a partir dos açudes abertos e contar com a chuva que tem que cair e com isso permitir a eles irrigar até meio hectare”, afirmou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome