Piratini: Vereadora sugere que Prefeitura adapte brinquedos para o uso por crianças com deficiência

Para reduzir custos, parlamentar sugere parceria com o setor privado. (Foto: Nael Rosa/JTR)

A vereadora Miriam Buchweitz (MDB), solicitou ao Executivo municipal que envie um projeto à Câmara para apreciação dos vereadores e que este tenha como objetivo a adaptação ou a instalação de brinquedos das praças de Piratini.

A intenção da parlamentar é que a prefeitura adapte os brinquedos já existentes em locais de lazer, como praças, por exemplo, para que crianças com deficiência possam usufruir dos mesmos.

Ela destaca que estudos apontam que o ato de brincar traz diversos benefícios para os pequenos, entre eles o autoconhecimento, além de estimular as competências e melhorar a atenção, a concentração e a saúde.

“Devido às limitações de suas condições físicas ou mentais, essas pessoas acabam tendo dificuldades ao acesso e uso dos espaços. A instalação de brinquedos adaptados nas áreas de esporte e lazer permitirá que a criança com algum tipo de deficiência, em geral mais retraída devido à dependência motora e mental, desfrute do prazer de brincar”, argumenta a parlamentar em seu pedido.

Ela acrescenta ainda que o projeto de lei tem amparo legal em Lei Federal aprovada no ano 2000, que determina que parques ofereçam no mínimo 5% de brinquedos diferenciados e que devem estar identificados, para possibilitar sua utilização por pessoas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Para reduzir o custo com tais reformas, Miriam sugeriu a possibilidade de, caso convier ao município, que este firme parceria com a iniciativa privada para viabilizar a instalação dos equipamentos adaptados.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome