O vereador pedetista Sérgio Castro requisitou durante a sessão ordinária do Legislativo realizada na segunda-feira (13) que o prefeito Márcio Porto (MDB), conceda um aumento significativo no vale-alimentação, benefício concedido aos servidores públicos municipais de Piratini.
Ao mesmo tempo que reconhece não ser possível dar o aumento agora devido a uma lei federal que congelou os salários e vantagens até o final de 2021 devido à pandemia, Castro cita como exemplo o município de Candiota, que foi contra as regras e aumentou o benefício em mais de 100%.
“O que quero dizer ao citar a cidade vizinha é que é possível, a partir do próximo ano, que o prefeito corrija os atuais valores do vale em todas as faixas, pois o mesmo está muito defasado, assim como salários dos funcionários que perderam muito do poder de compra devido à inflação”, destacou o vereador, que é coordenador da Frente Parlamentar Defesa dos Servidores Públicos.
Ele requisitou que o chefe do poder Executivo já comece a analisar o assunto desde agora e, consequentemente, envie à Câmara um projeto de lei para ser apreciado pelos vereadores a partir de fevereiro de 2022, ou seja, logo após o fim do recesso.
“É necessário criar uma nova política pública para corrigir as perdas da classe que também sofre com a elevação constante de preços em todas as áreas. Devemos lembrar que, amparado na lei vigente, a prefeitura já não corrigiu os salários do funcionalismo. Assim, as perdas causadas pela inflação do período não foram repostas, então esperamos sensibilidade por parte do atual prefeito”, concluiu Castro.