Antes mesmo do amanhecer de quinta-feira (26), a população de Piratini foi acordada com as sirenes das viaturas da Polícia Civil e da Brigada Militar na operação Defesa Farroupilha, envolvendo 60 policiais.
Conforme o delegado Rafael Vitola Brodbeck, o objetivo da ação foi coibir o tráfico de drogas no município, crime pelo qual é responsável uma facção criminosa que tem origem em Pelotas.
“A ação é resultado de um ano e meio de investigação e visa coibir o tráfico na cidade. Ela [facção] também está envolvida na onda de homicídios praticados este ano em Piratini”, afirma Brodbeck.
O resultado da operação foi, além de armas, dinheiro e celulares apreendidos, a prisão de dez pessoas. “Com isso, esperamos que a cidade encontre maior pacificação, pois isso é o que o contribuinte e o cidadão de bem espera da atuação da polícia”, concluiu o delegado.
A ação contou também com apoio de agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco) e do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).