Vacina contra o HPV é liberada para meninos com idade de 9 até os 14 anos em Pinheiro Machado

Vacina. (Foto: Marcel Ávila)

A Secretaria de Saúde de Pinheiro Machado está vacinando meninos com idade de 9 aos 14 anos contra o HPV (é a sigla em inglês pelo qual o Papilomavírus Humano é mais conhecido) , conforme orientações do Ministério da Saúde. A redução da faixa etária para este público, que antes era dos 11 aos 14 anos, é uma forma de aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino. Meninas da mesma idade também podem garantir proteção contra a doença.

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunizações, Marina Scheer dos Santos falou sobre a importância da vacinação nessa faixa etária. “A vacinação é uma forma de proteger a criança e o adolescente dos riscos causados pelo vírus, antes mesmo do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus. Para isso, precisamos do apoio dos pais e responsáveis para que levem seus filhos até as salas de vacinação”, explicou.

A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). É necessário que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança ou adolescente. As unidades funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A vacina meningocócica dos tipos A, C, W e Y também foi ampliada, de forma temporária, de setembro de 2022 até junho de 2023. A vacina meningocócica é indicada para adolescentes dos 11 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Sobre a doença
O HPV é um vírus que pode provocar doenças como cânceres no colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além do aparecimento de verrugas genitais. Para evitar o surgimento destas doenças é necessário ampliar a vacinação e proteger crianças e adolescentes.

O HPV é transmitido por meio do contato direto com a pele ou com a mucosa diretamente afetada pelo vírus por contato sexual. É por isso que ele é considerado uma IST, ou seja, uma infecção sexualmente transmissível.

A melhor forma de prevenir a infecção do HPV é por meio da vacina. A vacina só funciona para a prevenção, ou seja, se você já está infectado com HPV, ela não fará efeito. Por isso, ela é recomendada para meninas, na faixa entre 9 e 14 anos de idade, e para meninos, entre os 11 e 14 anos de idade, ou seja, antes do início da vida sexual.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome