No início da manhã de quinta-feira (11), uma fila de carros se formou próximo ao Ginásio Municipal, local onde a Secretaria de Saúde e Ação Social atendeu os idosos com mais de 85 anos realizando a vacinação contra covid-19. O drive thru foi promovido para facilitar o acesso e evitar aglomeração. Ao todo, 140 idosos foram imunizados. Os idosos acamados e domiciliados foram atendidos em casa pela equipe volante.
Alegria, alívio, gratidão e esperança de dias melhores foram os sentimentos expressados
ao longo do dia, através de palavras e no olhar de cada ancião ao receber a dose de vacina.
O secretário de Saúde, Éliton Rodrigues, salientou a importância da vacinação para mudar o cenário atual. “È a estratégia principal e para isso precisaremos de 70% da população vacinada para acabar com a pandemia”, frisou.
Até o momento, o município recebeu quatro lotes de vacinas totalizando 610 doses, sendo este último lote destinado aos idosos com mais de 85 anos. Das 610 doses estão inclusas a 2ª dose dos profissionais de Saúde e Idosos residentes na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que foram vacinados no 1º e 2º lote.
Os idosos do interior do município serão vacinados de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde. Os frascos são de multidoses com validade de 8 horas após aberto, por isso, é necessário seguir o cronograma pra evitar desperdício. Não haverá doses suficientes para todos os idosos e o munícipio aguarda liberação do próximo grupo de faixa etária para continuar a vacinação.
Rodrigues tranquilizou a população sobre a quantidade de vacina destinada ao município e lamentou que ainda são poucas as doses recebidas. “Temos a garantia do Ministério da Saúde que receberemos todas as doses necessárias. Também é importante a população seguir com as medidas de prevenção necessárias como o uso de máscaras, a constante higienização das mãos e procurar evitar aglomeração”, concluiu.