Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro Machado e o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) formalizaram uma parceria para doação de sangue, proposta pelo Poder Judiciário do município.
O secretário de Saúde, Diego da Silva Moreira, explica que a Secretaria vai disponibilizar cinco lugares por semana nos carros que fazem o transporte de pacientes para doadores irem até o Hemopel fazer a doação. Os doadores devem procurar a Secretaria para informações e agendamentos de viagens.
Segundo Moreira, “o Hemopel trabalha com baixíssimos estoques de sangue, o que coloca em risco a vida de qualquer pessoa que necessite de uma transfusão. É comum que a equipe tenha disponível apenas 10% do necessário. Através da doação de sangue podemos salvar vidas de pessoas que nem se quer conhecemos”, destacou.
Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos). Para os menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal. Se o responsável não pode comparecer é necessário um termo de consentimento registrado em cartório. (Essa declaração é fornecida pelo Hemopel).
O doador tem que apresentar documento oficial com foto, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado, não ingerir alimentos gordurosos antes da doação, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas ultimas 12 horas.
O doador que teve Covid, só pode doar, 10 dias após estar curado. A doação também só é possível após sete dias da vacina contra a Covid.
Vale lembrar que o intervalo mínimo entre uma doação de sangue é de dois meses para homens e três meses para mulheres, sendo que a mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses e o homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses.
Não pode doar quem estiver com sintomas gripais nos últimos sete dias, tenha tomado vacina da gripe em até 48 horas ou antibiótico nos últimos 15 dias. No caso de pequenas cirurgias o intervalo deve ser de três meses. Também estão impossibilitados quem fez uso de insulina, botox, acupuntura, outros procedimentos com agulhas nos últimos três meses. Também possuem restrições quem estiver com lesões na região oral ou ter recebido sangue ou derivados nos últimos 12 meses (doador ou parceira/o sexual).
Com informações da Assessoria de Imprensa