Pinheirenses participam da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Evento realizado na capital gaúcha reuniu mais de três mil pessoas. (Foto: Divulgação)

Porto Alegre sediou entre os dias 15 e 17 de maio a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O encontro, a cada quatro anos, teve como um dos seus objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que deverão ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde.

Pinheiro Machado esteve representado pela farmacêutica e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carla Trassante, pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Marina Scheer dos Santos e pelo padre Junior Conrado da Silva.

“O SUS (Sistema Único de Saúde) é nosso, ninguém tira da gente, direito garantido não se compra não se vende”, foi um dos gritos ecoados na 9ª Conferência Estadual da Saúde que reuniu mais de três mil pessoas, entre delegados, trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços.

Promovida pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), a conferência elegeu 140 delegados e aprovou 20 propostas prioritárias a serem levadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 2 a 5 de julho, em Brasília.

“Essa 9ª conferência foi emblemática, foi o primeiro grande evento para mais de três mil pessoas pós pandemia. Nossa conferência foi um sucesso. Vamos defender em Brasília participação social, o controle social, financiamento justo e adequado para o SUS, contra privatização e precarização das relações de trabalho. Hoje o RS tem hospitais próprios que são administrados por terceiros, temos fechamento de serviços. Saúde não é mercadoria”, destacou a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) e presidenta em exercício da 9ª Conferência Estadual de Saúde, Inara Ruas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome