Palestra alusiva ao Outubro Rosa é realizada em Pinheiro Machado

(Foto: Divulgação)

A secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso em parceria com a Associação de Apoio as Pessoas com Câncer (Aapecan) promoveu na quarta-feira (26), uma palestra informativa em alusão a campanha Outubro Rosa que teve como tema a prevenção ao câncer de mama. O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

O evento foi realizado no plenário vereador Walter Azambuja, na Câmara de Vereadores e reuniu dezenas de pessoas, entre elas, mulheres que já enfrentaram a doença, familiares e servidores das secretarias de Assistência Social e Saúde.

A palestra foi ministrada pela Assistente Social, Solange Ferraz e pela psicóloga, Lorena Sanches Vieira. Durante a palestra Solange explicou que a Associação é uma entidade que não visa lucro, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade e que, atualmente, são 14 unidades de atendimento e dez Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.

A assistente social destacou a importância da prevenção realizando os exames periodicamente e salientou que quanto mais precoce a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento. “Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são maiores que 90% e o tratamento é geralmente menos intenso, prevalecendo a cirurgia conservadora e, muitas vezes, não sendo necessário a quimioterapia”.

Para a secretária de Assistência Social, Vivian Alves a campanha “Outubro Rosa” é uma oportunidade para falar acerca da doença, conscientizar as pessoas da importância da realização dos exames de rastreamento para detecção precoce do tumor, assim como reforçar os cuidados e hábitos de vida saudáveis para minimizar o risco do surgimento da doença.

Com informações da Assessoria de Imprensa

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome